Eu queria saber o que acham do método de desenhar o que aprende, É o que eu uso, acham que conta como escrita? Tipo, fazer diagramas.
Eu queria saber o que acham do método de desenhar o que aprende, É o que eu uso, acham que conta como escrita? Tipo, fazer diagramas.
Olá, Tadeu!
Que legal que você está explorando diferentes métodos de aprendizado! Desenhar o que você aprende, incluindo fazer diagramas, é uma técnica muito válida e eficaz. Esse método se enquadra no modelo visual de aprendizagem, que é uma das formas destacadas na aula sobre formatos de aprendizagem.
Ao desenhar, você está transformando a informação em algo visual, o que pode ajudar a fixar o conteúdo de maneira mais eficiente. Diagramas, mapas mentais e outros tipos de representações gráficas são ótimos para organizar e visualizar informações complexas. Isso não só facilita o entendimento, mas também a memorização.
Embora não seja exatamente o mesmo que escrever resumos, desenhar pode complementar a escrita. Ambos os métodos envolvem a reorganização ativa da informação, o que é crucial para a aprendizagem profunda. Por exemplo, ao estudar um conceito de biologia, você pode desenhar um diagrama de um processo celular e, ao mesmo tempo, escrever um pequeno resumo sobre cada etapa do processo.
A combinação de métodos, como sugerido na aula, é fundamental para otimizar o aprendizado. Portanto, continue usando seus desenhos e diagramas, e considere integrá-los com outras técnicas, como a escrita de resumos ou a leitura de textos.
Bons estudos!
Que bacana essa duvida, não tinha pesando nisso...