Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

E o banco? Como fica?

Me veio do nada essa duvida,

Como fazer para o banco acompanhar as modificações do projeto? caso seja necessário retornar o projeto a versões anteriores, por exemplo.

6 respostas

Olá Anderson !

O git é um repositorio de código fonte não de dados, no caso teria que criar um script de criação das estruturas do banco de dados e então carregar essas informações, em outro lugar não no git.

solução!

Boa tarde Anderson,

Uma coisa relativamente comum é existir uma pasta chamada SQL ou Scripts dentro do projeto mesmo, e lá ficar os arquivos de script do banco de dados, tanto os de criação, como os de alterações estruturais que o banco vai sofrendo, e cada script de alteração deve conter o script de rollback para em caso de erro de deploy da versão, ser possível voltar o banco na estrutura usada na versão anterior.

Note que isso é apenas um controle da parte estrutural do banco, que pode ser versionado com o Git tranquilamente, agora os dados armazenados nas tabelas do banco em si, isso não tem como uma ferramente de versionamento controlar.

Ai parte para a área de infra de server mesmo, rotinas de bakcup, espelhamento do banco, raid, etc.

Abraços.

Olá Anderson,

Isso mesmo que o Emerson comentou.

Algumas ferramentas que podem te ajudar a fazer isso são o Flyway(https://flywaydb.org/) e o Liquibase(http://www.liquibase.org/).

Abraços

Show essa dica de ferramentas Lucas, vou dar uma boa pesquisada sobre elas! Valeu!!!

Boa mesmo

No meu contexto de desenvolvimento PHP, esse problema pode ser solucionado com a implementação do conceito de migrations, se não estou enganado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software