Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

É normal se sentir muito estressado estudando?

Bem, eu segui as dicas do Guilherme no post do blog do alura http://blog.alura.com.br/o-dia-a-dia-de-um-profissional-que-aprende-o-calendario-de-estudo/ mas mesmo assim eu tenho me sentido bastante estressado, como sensação que ainda não sei nada, principalmente quando pego um exercício por aqui e não consigo fazer. É normal isso?

Meu foco é aprender Java, desenvolvimento web e desenvolvimento mobile. Sei que pra Web JavaScript, HTML/CSS é essencial. Meu plano de estudo ficou assim.

segunda - curso 1 - Lógica de Programação 1 (Ta em 91%) terça - curso 2 - Web Design (Não me dei bem com photoshop)quarta - Iniciante Back - End PHP quinta - Livro 1 - Full Stack JavaScript da casa do código. sexta - livro 2 - php e laravel - Crie aplicações web como um verdadeiro artesão.

Bem, eu assinei o Alura dia 18/03 e estou estudando em pouco tempo mas tenho estudado muito, estou com medo de não estar conseguindo uma evolução e isso tem me incomodado bastante.

Para atingir meus objetivos, que futuramente seria tirar a certificação java, aprender desenvolvimento mobile e web para assim conseguir fazer alguns freelas e entrar em alguma empresa durante a faculdade, o que seria necessário? Eu fico com uma sensação que não aprendi nada, principalmente quando não consigo resolver alguns problemas do codewars. (Só resolvi o primeiro. Para o registro). Que dica vocês me dão? Desistir não é meu foco. Desculpem tantos tópicos sobre esse assunto. Já não é o primeiro que faço.

É assim mesmo no inicio? Eu vou reformular esse plano, pois não me senti muito produtivo essa semana. Fora as dores de cabeça que acho que é visão, mas pode ser estresse também, por conta desse sentimento. haha

Obrigado desde já, me desculpem pela bíblia.

11 respostas

Pensar é um ato doloroso pois estamos saindo da zona de conforto. Ainda bem. :-)

Continue estudando. Muita coisa que não faz sentido agora vai fazer daqui a um tempo.

Pura verdade: https://medium.com/@webseanhickey/the-evolution-of-a-software-engineer-db854689243

Muito engraçado o tópico desse site haha! E alguém poderia dar algumas dicas para reformular meu plano de estudo para chegar em meu objetivo?

Cara, vou relatar minha experiências para você. Atualmente curso o 3º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no início tudo parecia difícil, lógica de programação era para mim um terror, porém como dito, precisamos sair da zona de conforto, a partir do momento que você prática, isto é, vivência no seu dia-a-dia, fica tudo mais fácil, você já está no caminho certo, tem sua agenda, cursos definidos para cada dia da semana e além disso lê livros de programação.Agora basta so seguir isto, termine o curso de lógica, é essencial ! Pense bem, se você ainda está terminando lógica é muito iniciante ainda. Recomendo o URI lá você resolverá exercícios de lógica, strings, matemática, etc. Enfim pratique e estude, logo você verá os resultados e será um bom profissional desta área. =D

Eu uso o URI mas não tem PHP e nem javascript! Eu quero começar a desenvolver meus projetos logo, estou com alguma ideia de apps uteis aqui para minha cidade e estou querendo botar em prática antes que alguém tenha a mesma ideia e coloque em prática. haha Quero reformular para o que seria essencial nessa no objetivo que quero seguir. O que incluir, o que modificar. Para ser mais produtivo. E quanto tempo vocês recomendam de estudo? Por mais que eu tenha muito tempo livre, vou tentar em investir em outra coisa também! (:

Oi Bruno, é muito normal se sentir assim no começo, lembro de quando eu tava começando com o PHP e queria fazer um sisteminha de login simples e eu não conseguia de jeito nenhum e aquilo estava me deixando muito frustrado e triste, bom, continuei a estudando e consegui fazer o sistema de login, foi uma sensação muito boa de ter conseguido (fiz da melhor forma possível? obvio que não, mas estava lá).

Dicas para reformular seu plano de estudo? Hmm, primeiro tenha em mente que você não vai chegar ao seu objetivo da noite para o dia, é um processo de estudo que você tem que seguindo, não se frustre por causa disso. Vamos pro plano de estudo.

Eu não gosto de dividir tanto assim o que eu estudo igual você fez e o Guilherme passou, eu me foquei primeiro na logica de programação (sei que todo mundo fala isso), aconselho a você terminar o curso aqui da Alura e até mesmo se precisar, assistir o curso de novo e comprar um caderninho e ir anotando as coisas que você acha importante (Tem um estudo que fala que você fixa melhor o conteúdo fazendo atividade claro e ANOTANDO no papel, você mesmo escrevendo com lapis e caderno). O lugar que aprendi a logica de programação foi no youtube no canal do Professor Guanabara Curso em Video não sei se é permitido divulgar assim, mas é um conteúdo que ta lá gratuitamente para todo mundo, se não for alguém me avisa. Se você achar legal também fazer o curso do Guanabara seria bacana, ele não utiliza nenhuma linguagem de programação para ensinar a logica, talvez te ajude a fixar melhor também. Depois que estiver tranquilo com a logica parte para o PHP, não sei, você vai ver que aprender depois de entender a logica vai ser muito mais fácil.

Lendo esse texto até aqui eu percebi que não te passei um cronograma de estudos certinho né, desculpa. Acho que também eu não saberia montar um.. Mas concentre-se na logica, pratique, quando tiver se sentindo confiante parte pra outra coisa, cansou de ver código na sua frente? Descanse, também é importante.

Vou deixar aqui alguns links que podem te deixar motivados, pelo menos funciona comigo.

Um vídeo do Professor Guanabara que fala sobre ser desenvolvedor, aqui.

Outro vídeo do Clovis de Barros, sobre ter brio, aqui. Ora, como assim você não vai aprender a programar??

E um texto do Willian Justen, aqui

Sei que você falou que não pensa em desistir, mas, não desanime é assim mesmo no começo e você tem toda uma comunidade aqui da Alura pra te ajudar.

Bruno, pense bem, esses exercícios são puramente de logica de programação na sua maioria, faça os exercícios de lá em JS e PHP. Já é uma boa prática !

Eu quando comecei, estudava html e css, e fazia a minha faculdade, isto a 1 ano e meio atrás praticamente, no meu caso o que me ajudou foi a vontade de fazer um site, para isto fiz um portfólio, na verdade vários, fiz sites ficticíos somente como prática mesmo, começe por coisas pequenas, estude uma meia hora, leia mais meia e depois tente fazer, e refaça caso ainda houver dúvidas. Quando sentir que ficou fácil aquilo, parta para coisas mais complexos e assim vá indo. =D

Quando comecei tive a sorte de ter um emprego que era bastante flexível com horários, então podia dedicar 4h/dia de estudo + trabalho.

Sou cético em relação aos prodígios, diria que leva cerca de 1 ano para se atingir um grau inicial de independência com as primeiras linguagens de programação que você tiver contato para então você começar a decidir qual das áreas tem mais afinidade. Depois de uns 3 ou 4 anos de prática adquire-se fluência nesse conteúdo. Finalmente, uns 7-10 anos para atingir senioridade na área.

Um caminho fácil e relativamente rápido a seguir é:

  1. Lógica de programação
  2. HTML, CSS
  3. JavaScript fundamentos
  4. Alguma linguagem de programação, tipo PHP
  5. Banco de Dados, modelagem de dados
  6. Algum plataforma de CMS: WordPress

Pode-se esperar uns 3 meses nesse roteiro acima, depende muito da pessoa e tempo disponível. Atinge-se um nível iniciante e você consegue publicar um site institucional/blog assim.

Olha amigo, eu acho que você está focando em coisas diferentes, você está fazendo vários cursos ao mesmo tempo, um curso de web design ( que seria mais focado no design/layout de sites/sistemas ) e também está estudando java e javascript ( que seria focado mais na programação em si ), então meu conselho pra você seria, focar primeiro no básico como os colegas já falaram, primeiro lógica, depois html/css, depois Javascript, e ai sim pegar uma linguagem de back-end, por exemplo PHP ou Java que você comentou que já está estudando, assim você consegue focar em apenas um caminho por vez e ter melhores resultados por que por exemplo você focando só no front-end(html/css/JS), com o tempo você vai avançando em front-end ai já pode pegar uma linguagem de back e em seguida uma de Banco de dados depois Design(Web Design) e assim por diante... mas quem está começando é assim mesmo, tem que ter primeiro um foco(que você já tem) e seguir, não desistir, mas ir devagar e sempre ou seja... step by step, bons estudos!

solução!

Bem, eu vou seguir o conselho e rever o curso de lógica de programação. Algumas dicas para fixação do conteúdo? Sempre fui meu lerdo pra estudar mas sempre tive um certo pé nessa área de desenvolvimento e tecnologia por uma boa parte ficar entrando em fóruns, pesquisar sobre hacking na adolescência etc mas só pura pesquisa mesmo, sempre achei programar muito dificil e impossível, porém, sempre tive interesse. Eu vou reformular o plano de estudos e vou incluir os finais de semana, mas vou incluir Design Gráfico por puro hobby nos finais de semana. Eu quando comecei a lógica não fiz o interleaving, de dar uma pausa, só vi lógica por uma semana inteira e isso acabou me causando total stress. Esse plano do gui me atraiu bem.

Reformulei da seguinte maneira, o que acham?

segunda - Curso 1 - Lógica de Programação terça - Curso 2 - HTML & CSS3 quarta - Curso 3 - JavaScript quinta - Curso 4 -Java Fundamentos sexta - Curso 5 - Design Gráfico sábado - Curso 6 - UX Design

Bruno eu acho que vc esta estudando muita coisa ao mesmo tempo, mesmo montando sua maneira de estudar por dia e tudo mais, é muita coisa, e em uma semana para vc volta em um determinado ponto, vc pode se confundir, no começo eu recomendo que vc estude a logica de programação e o HTML E O CSS, por esse cronograma ai pelo dessa forma. Mais não pule etapas, entenda bem a logica de programar, com 2 hr de estudo diário, tenho q certeza que em menos de um mês, vc ja vai saber logica de programação tranquilo. Depois parta para o JavaScript e mande bala. Bem é o que estou fazendo, boa sorte e bom estudo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software