1
resposta

É necessário excluir IP elástico?

Prezados, me surgiu uma dúvida.

Após o curso, eu acabei deletando as instancias que criamos durante o curso para evitar possíveis cobranças. Deletei as instancias, load balancer, grupos de destino e tudo mais.

Entretanto, eu não consigo deletar o IPs elásticos que foram criados no inicio do curso. E pelo que me recordo, esse IP tinha que estar associado a uma instancia para não cobrar.

Dito que eu encerrei as instancias, eu serei cobrado por esse IP elástico permanecer? Como devo excluir ele?

Agradeço desde já.

1 resposta

Olá, Ederson.

Tudo bem?

Entendo sua preocupação com os custos associados aos IPs elásticos na AWS. Você está correto ao lembrar que IPs elásticos não associados a uma instância ativa podem gerar cobranças adicionais.

Para evitar essas cobranças, você realmente precisa liberar o IP elástico que não está mais em uso. Vou te guiar sobre como fazer isso usando a AWS CLI, já que você está aprendendo a utilizá-la.

  1. Primeiro, você precisa listar todos os IPs elásticos que estão alocados na sua conta para identificar o que deseja deletar. Você pode fazer isso com o seguinte comando:

    aws ec2 describe-addresses
    
  2. Depois de identificar o Allocation ID do IP elástico que deseja liberar, você pode deletá-lo com o seguinte comando:

    aws ec2 release-address --allocation-id [seu-allocation-id]
    

    Substitua [seu-allocation-id] pelo Allocation ID real que você obteve no passo anterior.

Esses comandos devem ajudar você a gerenciar e liberar os IPs elásticos que não estão mais sendo utilizados, evitando assim custos desnecessários.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software