2
respostas

é necessário desenhar a última linha da figura?

no caso do esquadro, por exemplo, por ser um triângulo ele tem 3 pontos (digamos A, B e C). no código usamos o moveTo(coordenada_de_A) e depois duas vezes o lineTo(), sendo uma vez para as coordenadas de B e outra para as coordenadas de C. Isso forma duas retas no total (uma de A a B e outra de B a C), a terceira é formada pelo fill(), que acaba preenchendo do ponto atual (C) até o ponto inicial (A). Não foi desenhada uma linha usando o lineTo() ligando o ponto C ao ponto A, embora teoricamente esta linha exista. A questão é: quão dispensável esta linha é? . Abaixo o código do meu esquadro azul-marinho com a linha comentada:

<canvas width='400' height="400"></canvas>

<script>

var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

pincel.fillStyle = 'navy';
    pincel.beginPath();
    pincel.moveTo(50, 50);
    pincel.lineTo(400,400);
    pincel.lineTo(50, 400);
    pincel.lineTo(50, 50); //esta é a linha de que estou falando..
    pincel.fill();

pincel.fillStyle = 'white';
    pincel.beginPath();
    pincel.moveTo(100, 175);
    pincel.lineTo(275, 350);
    pincel.lineTo(100, 350);
    pincel.fill();

</script>
2 respostas

Fala, Caique! Tudo bem contigo?

Na verdade, se utilizarmos essa linha seria como passar por cima de algo já esteja desenhado, pois no momento em que iniciamos com (50, 50)iniciamos dois pontos (X e Y). Logo, a cada saída, é como se estivéssemos imaginando uma linha entre cada ponto.

Quando você finaliza com (100, 350)já conseguimos "visualizar". Por fim, acaba que a linha comentada não teria utilidade neste caso

Muito bem analisado!

Qualquer dúvida nos procure!

Um abraço e bons estudos

entendi! então eu posso sempre contar com isso de que o último ponto desenhado será unido ao ponto inicial quando eu usar o pincel.fill( )? é como no paint quando você está fazendo uma seleção em formato livre e vai criando os pontos de curva do recorte kk e se deixar em aberto ele automaticamente une o último clique ao inicial pra fechar a figura.