1
resposta

É necessário criar a variável boni?

public void registra(Funcionario f) { double boni = f.getBonificacao(); this.soma = this.soma + boni; }

public void registra(Funcionario f) { this.soma = this.soma + f.getBonificacao(); }

O professor fez da primeira forma, gostaria de entender se eu poderia fazer desta outra maneira mais direta. Realizei o teste e continuou somando certinho!

1 resposta

Olá Taísa, tudo bem com você?

Perfeito! Ambas as maneiras estão corretas e em algumas situações, pode ser legal escrever da maneira mais direta ao ponto, quando for uma situação mais simples, como é o caso. No entanto, vale lembrar que é muito importante assegurar a legibilidade do código, para que tanto outras pessoas que programam consigam entender o código, quanto você, depois de algum tempo. Por isso, sugiro sempre antes de decidir se deve ser utilizada uma variável levantar alguns pontos:

• Eu vou precisar utilizar a variável em mais um lugar? Caso não precise, provavelmente não é necessária uma variável para armazenar um resultado.
  • Caso eu não use uma variável para guardar um resultado, eu vou conseguir entender esse mesmo código daqui algum tempo? Isso é, o código vai ser legível?

Portanto, as vezes apesar de não ser necessário o uso de uma variável para guardar um valor, o uso vai ser feito para garantir a legibilidade: para que consigamos colocar um nome para um valor que nos permita bater o olho e saber de qual informação se trata.

Neste caso, o método getBonificacao() acaba sendo bastante explicativo e por si só ja garante uma boa legibilidade, mas é um ponto muito interessante sempre pensar sobre se é interessante ou não armazenar um valor em uma variável.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Um grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!