Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

É importante sistematizar os riscos positivos?

Prezados/as,

Qual a compreensão de vocês quanto aos riscos que refletem positivamente o projeto? É importante mapeá-los ou não?

Obrigado pelo espaço.

1 resposta
solução!

Caro Hugo,

Obrigado pela sua postagem!

Riscos com potenciais efeitos positivos devem sim serem mapeados a qualquer momento dentro do ciclo de vida do projeto, pois eles tendem a gerar boas oportunidades ao projeto.

Veja este exemplo, vamos assumir que num determinado projeto quando estivermos fazendo o planejamento dos custos a serem desembolsados no projeto, consideramos a premissa de que para estimarmos o valor de aquisição de materiais com um fornecedor internacional usaremos a cotação média do dólar dos últimos 12 meses anteriores ao momento do planejamento.

Pois bem, aí no momento de solicitarmos uma compra de materiais, a cotação do dólar caiu de maneira significativa em relação a cotação estimada associada a premissa.

Neste caso, um risco positivo se materializou durante a execução do projeto e gerou uma ótima oportunidade ao projeto de reduzir o valor de investimento previsto e com com isso diminuir o tempo de retorno ao investimento do projeto.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software