Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

E-Commerce: Indexar páginas de produtos e/ou páginas de categorias?

Boa tarde, estou começando a usar o GSC agora e estava verificando algumas páginas do meu site para saber se estavam devidamente indexadas ou não. Nessa análise inicial, percebi que tenho páginas de algumas categorias indexadas e outras não, então comecei a solicitar a indexação para todas as URLs que não estavam no google, e aí me veio a seguinte reflexão:

Existe algum contra sobre indexar todas as páginas de categorias e todas as páginas de produtos? a grande maioria das páginas de produtos ja são indexadas corretamente, mas tenho uma grande variedade de produtos que são divididos entre 8 categorias principais, com aproximadamente 5 subcategorias cada uma. O ideal seria que todas essas URLs de categorias e subcategorias sejam indexadas, certo?

1 resposta
solução!

Olá, Gabriel!

A indexação de páginas de produtos e categorias depende muito da estratégia de SEO que você está adotando para o seu e-commerce. No geral, é interessante que tanto as páginas de categorias quanto as de produtos estejam indexadas, pois isso aumenta a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.

No entanto, é importante ter em mente que a indexação em massa de todas as páginas pode não ser a melhor estratégia. Isso porque, se você tem muitas páginas de produtos semelhantes, pode acabar gerando conteúdo duplicado, o que é mal visto pelos mecanismos de busca.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas e tem uma página para cada cor de uma mesma camiseta, pode ser mais interessante indexar apenas a página da categoria dessa camiseta, em vez de todas as páginas de produto.

Além disso, é importante lembrar que a indexação não garante que sua página aparecerá nos resultados de busca. Para isso, é preciso trabalhar em outros aspectos de SEO, como a otimização de palavras-chave, a qualidade do conteúdo, a experiência do usuário, entre outros.

Em relação ao Sitemap, ele é uma ferramenta muito útil para ajudar os mecanismos de busca a entender a estrutura do seu site e a encontrar todas as páginas que devem ser indexadas. Portanto, é uma boa prática incluir todas as URLs de categorias e produtos que você deseja que sejam indexadas no seu Sitemap.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software