4
respostas

E-Comerce quais ferramentas para desenvolver?

Bom dia pessoal!!

Estou querendo sair da mesmice de trabalhar de empregado e encontrei aqui uma forma para realizar meu sonho.

Eu gostaria de desenvolver uma plataforma e-comerce, mas preciso saber quais cursos precisaria fazer para tomar conhecimento.

Sei que vou precisar de uma pagina web e responsiva, iOS e Android. vou servir a aplicacao e banco de dados no google ou na amazon ou na azure (ainda vou decidir um dos tres, qual tem melhor custo beneficio, se puderem dar uma dica).

preciso criar um check-out.

preciso deixar os apps mobiles de forma que se eu atualizar nas lojas o app do cliente tbm seja atualizado ou notificado de uma atualizacao/melhoria.

preciso usar recursos nativos do google maps. para fazer tipo uma rota de clientes.

tenho habilidades com java mas sinto mais confortavel com C#, tambem gosto de desafios com o java. mas se aqui no alura tiver todas as ferramentas que preciso para o C# eu prefiro muito mais.

Gente soh preciso que citem os nomes dos cursos, nao adianta so alguns preciso saber se temos tudo, e se tem qual linguagem vou ter mais sucesso. nem que eu tenha que envolver varias linguagens.

Sei que eh um trabalhao citar mas voces vao me ajjudar muito mesmo!!

Muito obrigado pela atencao.

4 respostas

Que da hora cara. Super apoio essa sua ideia. É muita coisa para estudar rsrs mas vamos lá.

Hoje em dia em questão de velocidade A plataforma .NET Core está muito boa e ágil ultrapassando até a perfomance do NodeJS que era o antigo campeão. E como você se sente bem programando em C# o esquema é esse.

Temos vários cursos sobre isso. Sugiro colocar C# e .NET no pesquisar e ir fazendo os cursos.

Pra fazer aplicativos temos o Xamarin que é um framework onde você pode criar aplicativos para IOS e Android ao mesmo tempo.

Você vai ter que dar uma estudada legal em HTML5 e seus amigos para criar uma página legal. Com .NET e HTML5 nem precisa usar um framework client-side como React , Vue, Ember ou Angular, pois o Javascript já está bem avançado nos dias de hoje.

Banco de dados você pode usar o SQL Server mesmo, mas se você usar o Entity Framework do .NET trocar isso lá pra frente é bem fácil. Além do mais que a linguagem SQL dos servidores de banco de dados é muito parecido.

Agora quanto a questão de custo beneficio do servidor web é difícil estimar pois ainda não sabemos como será a página. Sugiro pensar isso depois de ter sua página e aplicativo criado. Mas pense em produtos onde você consiga vender o suficiente para cobrir os custos de infraestrutura do mais caro dos 3 cloud.

Para plataforma de e-commerce você pode usar o Shopify que temos curso aqui, porém não é uma plataforma gratuita. Porém tem muitas comodidades e facilidades que acaba valendo a pena.

Espero poder te ajudado.

Oi Andre, nossa cara, eh muito curso, mas estou animado!

Tenho mais perguntas, rsrsr.

faltou uma dica para check-out!!

Sobre o .Net Core, eu uso muito visual studio 2017, nao eh a mesma coisa? digo, .Net Core se eu usasse em outros OSs?

Voce sugere algum curso C# que explica criar webpage, com persistencia de dados, e algo parecido ou melhor que web service?

Ja fiz Xamarim, mas o curso Ionic parece maais completo de recursos. eh que fiquei na duvida se o Xamarim era soh aquilo mesmo ou se eh mais poderoso.

Acho que posso comecar meu projeto por aqui. vcs podem citar os cursos com .NET que inclua HTML5 + javascript , nao precisaria tbm de CSS3?

para evitar custos num projeto em producao inicial, seria suficiente usar MySql mesmo? e migrar para um mais robusto, certo? os acessos nao passarao de 100 clientes por minuto , e ainda vou comecar do zero. Acha que posso usar mysql?

ja estudei spring mvc e spring boot do java, achei excelente, tbm tem spring ou algo parecido para C#? qual eh o curso?

qual seria primeiro? web service ou a pagina web

Os passos do projeto não seria:

1. a pagina web e ou webservice com .Net Core, html5, javascript, css3

2. check-out

3. Xamarim

4. Subir a aplicacao e DB para a nuvem

Gente sou muito interessado por TI, mas sou soh, ainda nao consegui trabalhar na area de TI.

Com o tempo farei mais perguntas!! Estarei muito animado com as dicas de voces!!

Att. Cid.

Sobre Xamarin x Ionic dá uma olhada nessa página https://www.devmedia.com.br/xamarin-ionic-e-cordova-conheca-o-que-sao-e-as-principais-diferencas/37690

Sobre os nomes dos cursos não saberia muito te ajudar. Dá um pesquisar lá encima na matéria e veja qual mais se encaixa na sua necessidade.

Não manjo de check-out. Mas isso acho que o Shopify já faz.

Tudo bem em usar MySQL mas apesar dele ser gratuito há custos de hospedagem que não sei te informar tão bem como funciona.

A página web vem primeiro, aí depois cria um webservice pra poder comunicar com o Xamarin.

Como é um projeto grande e complexo e pelo que entendi é só você ,estude também PMBOK para poder gerenciar o projeto da melhor forma possível para não ter surpresas no meio do caminho tendo todos os riscos do negócio calculado e tudo planejado.

Eu recomendo a vc estudar ASP.NET MVC5, nessa IDE você vai aprender a usar JS, C#, SQL, tudo na mesma IDE, integrada, eu fiz 21 cursos com base no ASP.NET, foi em uma empresa que eu trabalhei que requisitou esses cursos aqui na Alura, praticando bastante vc sai criando websites 90%, com tudo funcionando (os cursos não vão te ensinar tudo, algumas coisas é normal vc ter q correr atrás e aprender sozinho), a única coisa que eu senti falta foi "como upar na net pro público", mas não foi necessário pra mim, pois a minha função foi cuidar de algo que já está upado. OBS: essas minhas formações foram realizadas em outra conta de recrutamento, em caso de dúvida hehe.