Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

E a tag tfoot?

Olá tudo bem? estou no exercicio que fala sobre colspan e rowspan e ao tentar fazer aqui me deparei com um dilema:

segue o código abaixo: http://jsbin.com/lepabocoso/edit?html,css,output

como vou conseguir aplicar o "estudando" usando colspan e rowspan e manter a tag tfoot ao mesmo tempo?

E ao ver a resposta do exercício o instrutor coloca a parte de java junto com tbody, mas java não deveria ser tfoot por ser a última celula de todas? e agora arnaldo? kkkkkkk

2 respostas
solução!

Boa tarde, Marcos! Beleza, cara? =)

Então, o <tfoot> não necessariamente é a última linha da tabela. Ela serve mais como um "resumo" da sua tabela, ou seja, no exemplo utilizado não faz muito sentido deixar "Java" como <tfoot>, pois faz parte da lista de habilidades, sacou? =)

Só para exemplificar quando utilizar o <tfoot>, pensa numa tabela de notas de um boletim escolar:

MatériaNota
Matéria A9.0
Matéria B5.0
Matéria C7.0

Agora imagina que queremos a média... Poderíamos fazer uma linha a mais, assim:

MatériaNota
Matéria A9.0
Matéria B5.0
Matéria C7.0
Média7.0

Nesse caso a última linha, referente à média, poderia ser a nossa <tfoot>, entendeu? =)

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida não deixe de perguntar aqui para que possamos ajudá-lo!

Abraço e bons estudos,

Fábio

Entendi Fábio, é que antigamente no meu antigo trabalho nunca usei esse lance de thead, tbody e tfoot e pensava que essas propriedades entravam apenas para o código ficar mais semântico, por isso que veio esse dilema.

Tanto que na resposta do exercicio, foi mantida as tags thead e tbody por isso achei que era necessário usar a tfoot para poder finalizar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software