Elabore um jogo de perguntas e resposta, utilizando o LOOP WHILE, que tenha 3 perguntas e só permita passar para a próxima após acertar a atual.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Elabore um jogo de perguntas e resposta, utilizando o LOOP WHILE, que tenha 3 perguntas e só permita passar para a próxima após acertar a atual.
Fala Jesse, tranquilo ?
Como posso te ajudar com isso?
Boa tarde, Jesse! Como vai?
Qual a sua dúvida em relação a esse problema? Vc já tentou fazer algo e teve algum tipo de erro?
Boa tarde, só vi exemplos de while usando cont. não vi nenhum exemplo usando alternativas, queria uma luz. E se usasse um exemplo com as perguntas e as respostas usando "string" vou agradecer mais ainda
Creio que seria algo desse tipo: Não é um código compilável, mas traduz o algoritmo que pensei.
No entanto ainda usa uma variável como contador.
int i = 0; while (i<3){ switch (i){ case 0: sysout("pergunta1"); resposta = Scanner.nextLine(); if( resposta == respostaCerta1){ i++; break; } else { break; } case 1: sysout("pergunta1"); resposta = Scanner.nextLine(); if( resposta == respostaCerta2){ i++; break; } else { break; } case 2: sysout("pergunta1"); resposta = Scanner.nextLine(); if( resposta == respostaCerta3){ i++; break; } else { break; } }
}
Entendi Jesse! Bom, eu vou rascunhar um código aqui para que vc possa ter uma ideia geral! Caberá a vc entender o código e preencher as lacunas com o conhecimento que vc tem!
String[] perguntas = // monta o seu array de perguntas
String[] respostas = // monta o seu array de respostas, levando em consideração que as respostas serão Strings
for ( /* percorrer o array de perguntas */ ) {
String respostaUsuario = null;
while ( /* resposta da vez diferente da resposta do usuário */ ) {
// apresenta a próxima pergunta pro usuário
respostaUsuario = // pega a resposta do usuário
}
}
Conseguiu pegar a ideia?
Qualquer coisa é só falar que eu te ajudo a consolidar o seu conhecimento caso precise!
Grande abraço e bons estudos!