Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvidas sobre Web apps

Gente, tenho algumas dúvidas sobre tecnologia para servidores e acho que aqui é um bom lugar para perguntar.

1- Em quais aplicações é melhor criar uma API baseada em node ao invés de PHP?

2- Como posso fazer deploy de uma aplicação node, onde hospedar com segurança e etc por exemplo?

3- Para criar tipo uma rede social seria bom usar node? Sou meio leigo nisso mas seria uma boa pratica usar sockets para receber a comunicação de alterações feitas no servidor né?

3 respostas
solução!

Fala aí Eduardo, beleza? Bom, vou argumentar os meus pontos de vista sobre as perguntas:

1- Em quais aplicações é melhor criar uma API baseada em node ao invés de PHP?

Acredito que sempre quando você precisar trabalhar com o padrão API First, ou seja, ter um projeto apenas como API para o front consumir, o Node se encaixa perfeitamente. Exemplo: Chat, webapp, pwa, etc...

Logicamente um site, não faz sentido algum ser utilizado o Node, talvez um PHP com Laravel ou Ruby com Rails seja uma solução melhor, pois foram frameworks feitos para isso.

2- Como posso fazer deploy de uma aplicação node, onde hospedar com segurança e etc por exemplo?

Atualmente recomendaria Digital Ocean ou Amazon, você configura uma máquina na nuvem e pode rodar o projeto em um Docker por exemplo.

A Umbler e Heroku também estão com suporte a aplicativos feitos em Node.

3- Para criar tipo uma rede social seria bom usar node? Sou meio leigo nisso mas seria uma boa pratica usar sockets para receber a comunicação de alterações feitas no servidor né?

Sim, eu recomendaria, pois o Node possuí uma performance e simplicidade muito grande, além de ser muito fácil para escalar o projeto, portanto, eu recomendaria utilizar Node para aplicações de grande porte, tenho certeza que ele vai aguentar.

Além de ser muito fácil para trabalhar com micro serviços.

Mas cuidado, uma boa arquitetura deve ser seguida, ou seja, organização os códigos e estrutura para que fique fácil a manutenção.

Obs: Lembrando que não opiniões minhas sobre o assunto.

Espero ter ajudado.

Ajudou sim e muito, eu já estava pensando nessa linha de raciocínio e isso me deu umas certezas.

Muito obrigado

De nada Eduardo, precisando não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços