Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvidas sobre Web apps

Gente, tenho algumas dúvidas sobre tecnologia para servidores e acho que aqui é um bom lugar para perguntar.

1- Em quais aplicações é melhor criar uma API baseada em node ao invés de PHP?

2- Como posso fazer deploy de uma aplicação node, onde hospedar com segurança e etc por exemplo?

3- Para criar tipo uma rede social seria bom usar node? Sou meio leigo nisso mas seria uma boa pratica usar sockets para receber a comunicação de alterações feitas no servidor né?

3 respostas
solução!

Fala aí Eduardo, beleza? Bom, vou argumentar os meus pontos de vista sobre as perguntas:

1- Em quais aplicações é melhor criar uma API baseada em node ao invés de PHP?

Acredito que sempre quando você precisar trabalhar com o padrão API First, ou seja, ter um projeto apenas como API para o front consumir, o Node se encaixa perfeitamente. Exemplo: Chat, webapp, pwa, etc...

Logicamente um site, não faz sentido algum ser utilizado o Node, talvez um PHP com Laravel ou Ruby com Rails seja uma solução melhor, pois foram frameworks feitos para isso.

2- Como posso fazer deploy de uma aplicação node, onde hospedar com segurança e etc por exemplo?

Atualmente recomendaria Digital Ocean ou Amazon, você configura uma máquina na nuvem e pode rodar o projeto em um Docker por exemplo.

A Umbler e Heroku também estão com suporte a aplicativos feitos em Node.

3- Para criar tipo uma rede social seria bom usar node? Sou meio leigo nisso mas seria uma boa pratica usar sockets para receber a comunicação de alterações feitas no servidor né?

Sim, eu recomendaria, pois o Node possuí uma performance e simplicidade muito grande, além de ser muito fácil para escalar o projeto, portanto, eu recomendaria utilizar Node para aplicações de grande porte, tenho certeza que ele vai aguentar.

Além de ser muito fácil para trabalhar com micro serviços.