5
respostas

Duvidas sobre relacionamento (1,1) (1,N) etc

Removido a pedido do usuario.
5 respostas

Rodrigo essa relação funciona assim. O departamento possui: Gerência e Funcionário (1,N) Funcionário possui: Gerência, Departamento (1,N) Gerência possui: Departamento (1,1) Tem uma aula do professor Victorino sobre Entidades que explica muito bem essa parte.

Removido a pedido do usuario.

Sem problemas amigo quando fiz o curso de Modelagem SQL e Postgres também tive a mesma dificuldade, mas com o tempo você vendo isso tu vai pegar tranquilo.

pensa assim:

você citou: Funcionario (0,1) Gerencia (1,1) departamento onde funcionario e gerengia pertencem a um departamento, certo...

pensa assim, quando falamos em funcionário falamos sempre de um funcionário específico, o funcionário Fulano com cpf xxx, ou seja, só existe ele.

sempre pense que é apenas de alguém ou algo especifico que está sendo relacionado algo. Desta forma, FULANO pode estar ou não em um departamento (0,1) O departamento deve ter um gerente e só pode ter apenas um gerente por vez, por isso (1,1)

Pensando assim, FULANO pode ser um gerente ou não (0,1)

Isso serve pra tudo, pensa sempre que é de alguém ou alguma coisa especifica que está sendo falado, desta forma você conseguirá entender melhor o funcionamento de um relacionamento no banco de dados..

a parte (1,N)

Um departamento precisa ter pelo menos 1 funcionario trabalhando mas pode ter vários

Departamento precisa ter um para funcionar = 1 Departamento pode ter vários funcionários = N Desta forma:

                            [FUNCIONÁRIO]-----(0,1)---<TRABALHA EM>-------(1,N)----[DEPARTAMENTO]

                            O funcionário FULANO pode trabalhar ou não em um departamento mas pode somente trabalhar em um departamento
                            O departamento precisa ter um funcionario mas pode ter vários

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software