Olá Cristian, tudo bem com você?
Quando estamos no início do aprendizado em Java, talvez os pacotes não sejam tão necessários. Porém, imagine um projeto de verdade onde teremos centenas classes, cada uma fazendo coisas diferentes... concorda que seria um inferno na terra de se organizar tudo isso? Pior ainda, se já é difícil dar nomes às variáveis, agora teremos que dar nomes diferentes à centenas ou até mesmo milhares de classes!
Bom, é aqui que entram os pacotes. Eles não são nada mais que diretórios criados para que possamos organizar nossas classes de acordo com o contexto de cada uma. Então podemos ter um pacote que vai agrupar classes relacionadas ao contexto do negócio e outra que agrupa classes relacionadas ao acesso ao banco de dados. Tudo para que possamos facilitar a manutenção do nosso código...
Recomendo você checar a aula de Java que aborda os pacotes: Criação de pacotes.
Sabendo disso, apesar do Eclipse não exigir que nós criemos um pacote, ele na verdade cria um da mesma forma. É aquele tal de (default package)
!
Com o tempo você vai percebendo como os pacotes são importantes... a ponto de que o próprio Java utiliza esses pacotes em sua estrutura de classes pertencentes à própria linguagem.
Fez sentido? Se ficou alguma dúvida é só avisar!
Abraços e bons estudos!!