Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvidas sobre o tracert / traceroute

Olá pessoal, tudo bem?

Me surgiu uma dúvida. Quando utilizamos o comando tracert ou traceroute, o computador vai listando os endereços no qual ele vai passando, certo? Contudo, a minha dúvida é a seguinte: Se eu utilizo, por exemplo, o endereço "www.google.com" o meu computador precisaria se comunicar com um servidor DNS para traduzir o nome para um endereço ip, e posteriormente, é que o pacote seguiria seu destino.

Neste caso, quando usamos o tracert ou traceroute, aquela listagem que é exibida no cmd contém esse caminho até o DNS? Ou ele já começa com a url resolvida e só mostra apenas o caminho direto que ele vai seguir até o destino final? Ou não seriam nenhuma das duas alternativas?

Agradeço pela atenção.

Atenciosamente, Caio Cezar

2 respostas
solução!

Caio,

Sim, antes de contatar os hosts é necessário a resolução de nomes porque o TCP/IP trabalha com endereços IPs. Assim que resolve www.google.com ele vai tentar contatar o host através do endereço IP resolvido.

Aquela listagem que os comandos mostram são apenas da resposta dos hosts no caminho.

A resolução DNS acontece no caminho para que a gente consiga ver o nome dos dispositivos (roteadores), que geralmente tem um nome sugestivo do AS responsável por ele.

Se você executar o comando usando a opção -d ele vai fazer o mesmo processo sem resolver os nomes:

tracert -d www.google.com

Obrigado pelo retorno Paulo! Ajudou bastante!

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software