Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvidas sobre o paralaxe nas palavras

Boa noite, no tópico 10 da aula 4 eu consegui executar a atividade como foi pedido seguindo as instruções do enunciado. Porém eu não entendi o porque de algumas instruções, apenas segui sem saber o porque. Uma das coisas que eu não entendi foi o motivo de ter que definir a perspectiva para o body e não mais para o cabeçalho. Outro ponto não compreendido foi o de colocar a altura do html e do body como 100% e utilizar transform-style: preserve-3d e o perspective-origin: 50% 160px no body, já que as palavras que teriam efeito de paralaxe estão apenas no cabeçalho.

4 respostas

Fala ai Leo, de boa ?

Conseguiu resolver seu problema ? Vi que está parado vai fazer uma semana, se tiver compartilha ai conosco como foi que resolveu ?

Ainda não foi resolvido, continuo com essa duvida.

solução!

Leonardo,

Boa noite. Vou tentar te ajudar.

1) Uma das coisas que eu não entendi foi o motivo de ter que definir a perspectiva para o body e não mais para o cabeçalho.

R.: Isso acontece pois queremos que a perspectiva mude enquanto rolamos a barra, ou seja, estamos movimentando a tela (movimentando o body). Se ficasse só no cabeçalho não teríamos esse efeito.

2) Outro ponto não compreendido foi o de colocar a altura do html e do body como 100%

R.: Para a propriedade height o valor auto, por padrão, é tomado como aquele necessário para acomodar verticalmente o conteúdo e depende de outros fatores como, por exemplo, a largura do box.

A referência para cálculo da altura, expressa em porcentagem, de um box, é a altura do seu elemento-pai. Assim, um box com height: 50% que seja filho de um container com height: 200px, possui uma altura igual a 50% de 200px = 100px. No exemplo nós queremos que nosso body e html tenham a altura total do documento.

3) utilizar transform-style: preserve-3d e o perspective-origin: 50% 160px

R.: Como tiramos a perspectiva do cabeçalho, inserimos essa instrução de preserve-3d nele para que justamente o efeito desejado seja mantido. Quanto a origem, estamos apenas informando o valor da propriedade, nos exercícios esse valor nunca faz muito sentido pois já nos são entregues "prontos". Se estivéssemos fazendo uma criação nossa, esses valores seriam o que nós julgássemos corretos para o efeito que estamos criando. No caso do exercício para o efeito desejado temos que utilizar esses valores.

Espero ter ajudado.

Oi Wellington, obrigado pela resposta, esclareceu bem minhas dúvidas. Demorei a responder pois estou sem tempo agora no mês de março e so consegui visualizar a sua resposta hoje.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software