Bom dia/tarde/noite!
Na arquitetura VIP (View, Interactor, Presenter), cada camada tem um papel claro, e a conexão entre elas é essencial para garantir uma boa separação de responsabilidades e uma comunicação adequada.
Por que colocar uma struct dentro da outra?
Essa prática pode ser usada para agrupar funcionalidades que pertencem a um mesmo contexto. No entanto, criar structs separadas pode ser mais vantajoso em termos de clareza, reutilização e manutenção do código. Na VIP, agrupar dados ou funcionalidades diretamente relacionadas dentro de uma mesma struct faz sentido para manter a coesão, mas isso vai depender muito da complexidade da lógica e de quantas vezes esses elementos são reutilizados.
Se os dados ou funcionalidades agrupadas dentro de uma struct podem ser reutilizados em outras partes do app, seria melhor separá-las em structs diferentes. Separar as structs torna o código mais reutilizável.
Não é melhor conectar o VIP no router?
O router na arquitetura VIP tem como principal responsabilidade a navegação entre telas, mas ele não deve ser o ponto de conexão do VIP diretamente. A conexão entre o ViewController, o Interactor e o Presenter deve ocorrer dentro da própria cena (ou módulo) VIP.
O router é geralmente usado para mover o usuário entre diferentes cenas ou telas, mas o ciclo de comunicação da camada VIP (View, Interactor, Presenter) não deve passar pelo router. O router pode, sim, ser usado para configurar a cena e iniciar esse ciclo de comunicação, mas depois dessa configuração inicial, o ViewController deve se comunicar diretamente com o Interactor e Presenter para processar os dados e renderizar a interface.
Abraços.