2
respostas

Duvidas sobre o conteúdo

Tenho duvidas sobre get e set qual a finalidade do uso e sobre os métodos e atributos fiquei muito confuso com as atribuições. Alguém poderia esclarecer esses itens.

2 respostas

Olá Aurilei, tudo bem?

Os get e set são usados para não permitir que atributos privados sejam acessados diretamente por outras classes que não possuem tais atributos. Ou seja, apenas a própria classe que possui os atributos terá acesso ao conteúdo e poderá manipulá-lo.

Exemplo:

Você tem uma classe Cliente com cpf como atributo privado e uma Banco. Caso a classe Banco queira acessar o atributo cpf do Cliente, ele deverá chamar o método getCpf do Cliente. Aí sim, esse método (que pertence ao Cliente) fará acesso ao valor do atributo e retornará para o Banco.

A mesma lógica vale para o set, caso o Banco queira alterar o saldo de um Cliente. Ele chamará o método setSaldo e a classe Cliente irá alterar o valor da conta, não o Banco diretamente.

Oi Aurilei, consegui te ajudar ou prefere que eu tente explicar de outro jeito?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software