2
respostas

DÚVIDAS SOBRE MODELAGEM DE DADOS (OLTP x OLAP)

Boa Tarde,

Gostaria de saber de uma forma resumida sobre esses 2 tipos de modelagem de dados,

Entendi apenas um pouco que, o OLTP é o que estou acostumado a fazer nos projetos das aulas do ALURA, (Sistemas transacionais)

O problema é que em muitas vagas de empregos vejo, solicitando conhecimento sobre OLAP, que é multidimensional,

Minhas pergunta é, tem algum curso que aprendemos especificamente sobre esse conceito de OLAP ?

Desde já agradeço.

2 respostas

Oi Frank, tudo bem ?

Aqui ainda não temos, contudo você pode solicitar no rodapé da página, temos a opção de sugerir um curso.

Farei isso, obrigado Matheus,

Mas poderia me informar um pouco as diferenças entre ambos ? não precisar ser tudo, só os pontos chaves, porque ao pesquisar um pouco sobre, existe o MDX que é o SQL desse OLAP, mas ao ver alguns exemplos, como usart WITH nos códigos SQL, não é nada que o JPA/HIBERNATE não possa fazer, ou tem mais algum detalhe específico ? Porque falam sobre dados históricos, o que seria isso ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software