Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvidas sobre mensagem do Free Way e como salvar o projeto anterior

Olá, tudo bem? Mau comecei as aulas do jogo FreeWay e já surgiram as primeiras dúvidas: 1) O professor não explica como salvar o projeto anterior (Pong); 2) Fiz exatamente IGUAL a explicação do vídeo e mesmo assim apareceu a mensagem de erro (conforme o print abaixo), com isso não consigo ver as imagens aparecendo na tela do P5. Gostaria novamente do auxílio de vocês, pois assim ficará complicado dar continuidade nos estudos!!

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

5 respostas

Oiê Eric, tudo bem?

Entendi suas colocações, vamos lá que vou te ajudar uma a uma.

  • Como salvar o projeto Pong

Você pode salvar utilizando o atalho do teclado Ctrl+S, ou ir na aba FILE e clicar em SAVE.

Captura de tela  mostrando a aba file e ao lado tem uma seta para baixo, na cor rosa, do programa p5.js.Captura de tela  mostrando a opção save, dentro de um retângulo na cor rosa, do programa p5.js.

  • O erro que aparece na console

Ao analisar o seu print, vi que o que está escrito em sketch.js deveria estar em imagens.js. No skecth.js, colocamos somente a function setup() e function draw(), veja o exemplo:

function setup() {
createCanvas(500, 400);
somDaTrilha.loop();
}


function draw() {
background(imagemDaEstrada);
mostraAtor();
mostraCarro();
movimentaCarro();
voltaPosicaoInicialDoCarro();
movimentaAtor();
verificaColisao();
incluiPontos();
marcaPonto();
}

Para lhe orientar melhor, compartilhe o link do seu projeto para que eu possa analisar o seu código de modo geral, por favor.

Estarei aqui à disposição para lhe ajudar!

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.

Olá Nathalia, tudo bem? Bom, vamos lá....em relação a dúvida sobre salvar o jogo anterior, eu fiz exatamente isso que você explicou: File / Save. Gostaria de saber se preciso renomear esse arquivo com o nome do Pong, pois ao abrir o novo jogo (Freeway), basta clicar em New ou Open....é isso mesmo? E se eu quiser abrir o Pong novamente, como tenho que fazer??

Conforme sua solicitação, segue o link do meu projeto do FREEWAY, pois ainda não consegui solucionar os problemas citados no print que enviei!

https://editor.p5js.org/EricFunes/sketches/byr3hr5T1

Fico no aguardo e muito obrigado por me auxiliar!

Bom dia, Eric! Tudo joia?

Vou complementar o que a Nath falou ali em cima, beleza?

Interpretando o erro apresentado no console, ele diz "parece que houve um problema para carregar sua imagem. Tente verificar se o caminho do arquivo está correto"

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olhando seu código, você escreveu o caminho da pasta com i minúsculo, sendo que a pasta criada está com I maiúsculo. Arrumando isso, o código funciona normalmente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado!

:)

Oiê Eric!

Muito obrigada por disponibilizar o link do seu projeto. E também vou complementar a resposta da professora Ana, inclusive, obrigada por contribuir professora!

Quando salvamos o projeto ele fica disponível para editar e rever na opção Meus esboços/My Sketchs que encontra-se no canto superior direito da tela onde está escrito o seu nome de acesso, ao clicar na seta pra baixo aparece a opção citada anteriormente e entre outras.

Captura de tela do programa p5.js, recorte da aba de login escrito olá, nathrixy!, com uma seta indicando para baixo, ambos na cor rosa, mostrando as opções como: meus esboços, minhas coleções.

Então aparecerá a tela com os seus projetos salvos, você pode renomear clicando na seta ao lado do bloco do projeto.

Captura de tela do programa p5.js, recorte da tela mostrando o nome do usuário no cabeçalho, abaixo encontra-se em colunas na vertical as opções: esboço, coleções e recursos. Abaixo, uma caixa em formato retangular na cor cinza escrito novo esboço. Abaixo da caixa tem bloco anterior, na horizontal, escrito esboço, data de criação com uma seta cinza apontando para baixo e data atualizado, todos na posição vertical. Abaixo desse bloco, encontra-se o bloco do projeto. O nome Freeway embaixo do esboço, 7 nov 2022, 15:38:57 embaixo da data de criação e 8 nov, 2022, 12:37:01 embaixo da data de atualização. E ao lado da data de atualização uma seta cinza indicando para baixo, em destaque na cor vermelha.

Outra forma de ir para essa página do projeto (mostrada acima) é clicando em File e depois em Open.

E para abrir um novo projeto, basta clicar em New.

Captura de tela do programa p5.js, recorte da aba file, que possui uma seta na cor cinza apontando para baixo, new escrito em cinza.

Recomendo que renomeie os projetos ao seu gosto para encontrá-lo com facilidade.

Seguindo essas orientações é possível salvar, renomear e reabri um projeto, além de criar um novo também.

Espero ter ajudado com a sua dúvida,

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.
solução!

Boa noite Nathalia e Ana, tudo bem com vcs? Deu certo!! Muito obrigado pela ajuda e atenção que vocês tiveram comigo, sem o auxílio de vocês eu não saberia resolver essa dúvida!

Mia uma vez, obrigado!