Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Dúvidas sobre Filters no Servlet

Estou estudando o capítulo de Filter e fique com a seguinte dúvida: porque, dentro do método "doFilter" dentro da implementação do filtro de exemplo, chamamos novamente o método "doFilter" tendo como base o próprio objeto do filtro? Isso é para chamar possíveis outros filtros (mantendo assim a funcionalidades de filtros ativa caso existam outros)? E se eu não colocar essa linha, o que impactaria?

10 respostas

Oi Alessandro, tudo bem ?

A ideia é passarmos para frente esse filtro, ou seja, que possa executar o comportamento padrão que ele tem definido na classe.

Oi Matheus, desculpe mas não ficou claro. Quando você diz "passar pra frente" esse filtro, o que significa? Porque teria que passar pra frente se eu estou já fazendo algo naquele momento? Poderia exemplificar ou detalhar melhor?

Alessandro,

No caso ele vai chamar o super, ou seja, chamar o comportamento que já foi definido na classe padrão.

Matheus, desculpa... Mas ta complicando ainda mais... Se eu estou estou escrevendo algo pra tratar a informação, porque tenho que chamar a Super? Qual o sentido? O que a Super vai fazer de diferente pra eu ter que chamá-la? Ainda está muito confuso pra mim.

A ideia do filtro é também processar requests, mas ele poderá fazer isso de maneira mais genérica para vários tipos de requests. Mas um filtro vai além de um servlet, com um filtro podemos também fechar "a porta". Esse poder vem do argumento FilterChain (a cadeia de filtros). Ele nos permite indicar ao container que o request deve prosseguir seu processamento.

Hummm... Agora está começando a fazer um certo sentido... Quer dizer então que essa chamada indica ao sistema para seguir o fluxo, que pode ser outros filtros ou os requests e etc? Seria mais ou menos essa linha de raciocínio (mesmo que não seja o conceito exato)?