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Dúvidas sobre eventos

Após completar o curso, tenho algumas dúvidas em relação ao que foi ensinado:

  1. Evento Item indisponível para análise - Seria mesmo necessária a existência deste evento ? Pergunto pois já que existe um gateway exclusivo antes deste evento chamado Item disponível em estoque que nos dá duas opções ÓBVIAS: Disponível e Não Disponível...

  2. Aprendi em alguns artigos de bpmn que eventos não são coisas que devemos FAZER, mas são coisas que OCORREM AUTOMATICAMENTE após a execução da atividade anterior, independente de ação de algum ator do processo. O que não é o caso do evento Avaliar possibilidade de vendas agregadas . Ex.: Após a compra ser finalizada, ocorrer um envio de confirmação para o email do cliente. Este envio de email seria o evento. Estaria correto este raciocínio ?

  3. Avaliar possibilidade de vendas agregadas que é um evento, não poderia ser substituído por um gateway chamado Venda agregada ? com o fluxo de sequência SIM ou NÃO ?

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Caro Rafael,

Obrigado pela sua rica postagem, que vai nos abrir uma boa possibilidade de troca de conhecimentos. Então vamos aos comentários das suas 3 perguntas:

1- Sua dúvida denota uma dúvida no conceito de utilização dos elementos "evento" x "gateway" em BPMN. Deixa eu tentar te ajudar nesta reflexão considerando um dos objetivos do curso que é demonstrar a aplicação de BPMN na prática por meio do uso da ferramenta Bizagi. Vamos rapidamente para alguns conceitos:

Evento é algo que ocorre podendo ter seu estimulo "espontâneo" ou "forçado".

Neste caso, o estímulo "espontâneo" ocorre automaticamente depois de uma parte do processo ser executada.

Já o estímulo "forçado" é inserido para representar um ou vários acontecimentos que podem ocorrer na sequência de um determinado caminho no processo.

Em nosso curso vimos exemplos de eventos de início (espontâneos), intermediários (espontâneos e forçados) e de término (espontâneos e forçados),

Gateway representa uma necessidade dentro do processo de se optar pelos caminhos que serão seguidos durante a execução do processo "a", "b", "c", conforme vimos em diversos exemplos do curso, como os seguintes:

  • Caminho A- Venda tradicional,
  • Caminho B - Análise do Perfil de Consumo do Cliente
  • Caminho C- Proposição de Vendas Agregadas

Assim, voltando as questões que vc classificou como "OBVIAS" vamos refletir mais um pouco considerando que o evento intermediário (forçado) "Item indisponível para análise", o qual sob a ótica do requisito do processo de expansão de vendas usado no curso serve para abrir a possibilidade de finalizar o pedido quando não houver uma consulta no estoque num contexto de venda tradicional, e com também abrindo a possibilidade de ser feito algum tratamento para registro desta ocorrência.

Desta forma, neste exemplo, por meio deste evento citado podemos pensar numa demanda futura do cliente de gerar relatórios personalizados em tempo real das vendas "perdidas" por indisponibilidade em estoque. Pense como seria legal nós enquanto analistas de negócios podermos embasar por exemplo, um estudo da área de marketing para fazer campanhas para reverter vendas perdidas mais a frente!?

Finalizando a reflexão se tivéssemos simplesmente pego a seta do gateway e finalizado o pedido como ocorria no "as is", não estaríamos enquanto analistas de negócios agregando valor e possibilidades analíticas de entendimento mais apurado de vendas perdidas para a livraria.

Farei uma nova postagem com as respostas das perguntas 2 e 3, na sequência.

Até lá!

Caro Rafael,

Seguem as respostas as perguntas 2 e 3:

2- Seu exemplo de envio automático de emails no contexto de uma loja de varejo on-line poderia sim ser cabível.

Sem entrar no mérito de toda a abrangência conceitual de BPMN que não é o foco do nosso curso, nem de outras referências de artigos que você usou que certamente não estavam analisando o exemplo de nosso curso com a profundidade do entendimento do negócio de expansão de vendas da livraria que fizemos ao longo do curso,.

Aproveito para ressaltar que o exemplo do evento intermediário "avaliar a possibilidade de vendas agregadas", foi baseado numa loja física e com isso na importância dentro da ótica de expansão de vendas de gerarmos a possibilidade de proposição de vendas agregadas.

Neste sentido estávamos atendendo ao requisito de "nosso" cliente livraria de sempre que possível "fazermos" a proposta de vendas agregadas, por meio do estimulo forçado gerado pelo referido evento que abre a possibilidade do vendedor tentar expandir vendas.

3- Vimos nos requisitos do processo "Expansão de Vendas" que para "avaliar a possibilidade de vendas agregadas" e dizermos "sim" ou "não", esta avaliação envolve uma série de variáveis que vão desde: entender detalhes do pedido inicial, observar características e interesses do cliente durante sua estada na livraria até conhecer seu perfil de consumo e com base nisso associar produtos substitutivos e/ou agregados ao pedido inicial.

Assim, se não tivéssemos colocado este evento intermediário "avaliar a possibilidade de vendas agregadas" para estimular esta interação e ação do vendedor durante o atendimento do cliente e tivéssemos usado o gateway que vc questionou, em nosso processo abriríamos a possibilidade do vendedor simplesmente fazer a pergunta "senhor cliente deseja mais algo?" aí este gateway seguirá o caminho da resposta do cliente responde "sim" ou "não". Se isto ocorrer de fato, imagina se estaríamos exercendo nosso papel de analista de negócios de agregar valor e pensar fora da caixa para resolver os problemas de baixas vendas do nosso cliente?

Suas dúvidas são normais para uma pessoa que parece ser bem aplicada em entendimento dos conceitos de uso da notação BPMN. Espero que nosso curso mesmo sem ter por finalidade de apresentar exaustivamente os conceitos de BPMN, possa ter te auxiliado no entendimento de como exercer a função do analista de negócios aplicando Bizagi e BPMN na prática.

Bons Estudos!

Oi Rafael, tudo bem?

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Bons estudos.

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