Caro Rafael,
Obrigado pela sua rica postagem, que vai nos abrir uma boa possibilidade de troca de conhecimentos. Então vamos aos comentários das suas 3 perguntas:
1- Sua dúvida denota uma dúvida no conceito de utilização dos elementos "evento" x "gateway" em BPMN. Deixa eu tentar te ajudar nesta reflexão considerando um dos objetivos do curso que é demonstrar a aplicação de BPMN na prática por meio do uso da ferramenta Bizagi. Vamos rapidamente para alguns conceitos:
Evento
é algo que ocorre podendo ter seu estimulo "espontâneo" ou "forçado".
Neste caso, o estímulo "espontâneo" ocorre automaticamente depois de uma parte do processo ser executada.
Já o estímulo "forçado" é inserido para representar um ou vários acontecimentos que podem ocorrer na sequência de um determinado caminho no processo.
Em nosso curso vimos exemplos de eventos de início (espontâneos), intermediários (espontâneos e forçados) e de término (espontâneos e forçados),
Gateway representa uma necessidade dentro do processo de se optar pelos caminhos que serão seguidos durante a execução do processo "a", "b", "c", conforme vimos em diversos exemplos do curso, como os seguintes:
- Caminho A- Venda tradicional,
- Caminho B - Análise do Perfil de Consumo do Cliente
- Caminho C- Proposição de Vendas Agregadas
Assim, voltando as questões que vc classificou como "OBVIAS" vamos refletir mais um pouco considerando que o evento intermediário (forçado) "Item indisponível para análise", o qual sob a ótica do requisito do processo de expansão de vendas usado no curso serve para abrir a possibilidade de finalizar o pedido quando não houver uma consulta no estoque num contexto de venda tradicional, e com também abrindo a possibilidade de ser feito algum tratamento para registro desta ocorrência.
Desta forma, neste exemplo, por meio deste evento citado podemos pensar numa demanda futura do cliente de gerar relatórios personalizados em tempo real das vendas "perdidas" por indisponibilidade em estoque. Pense como seria legal nós enquanto analistas de negócios podermos embasar por exemplo, um estudo da área de marketing para fazer campanhas para reverter vendas perdidas mais a frente!?
Finalizando a reflexão se tivéssemos simplesmente pego a seta do gateway e finalizado o pedido como ocorria no "as is", não estaríamos enquanto analistas de negócios agregando valor e possibilidades analíticas de entendimento mais apurado de vendas perdidas para a livraria.
Farei uma nova postagem com as respostas das perguntas 2 e 3, na sequência.
Até lá!