Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvidas sobre escolha da hospedagem e impactos no SEO

Oi, gente! Estou com várias dúvidas já. Procurei no fórum, mas não achei tópicos semelhantes e fiquei um pouco desmotivada a seguir o curso com tantos feedbacks sobre a desatualização do curso, mas vamos lá.

Eu estou fazendo um e-commerce em WP (com profissionais), mas estou seguindo o curso porque tenho muito problema com entrega, cumprimento de prazos e falta de orientação. Isso tudo tem impacto bastante negativo no meu planejamento.

Sinto que no mercado as pessoas vendem o peixe delas, a resolução de problemas com as ferramentas que elas sabem usar e NUNCA te dizem os contras de uma escolha em detrimento de outra. Isso é muito difícil porque nos faz tomar decisões erradas já no começo do negócio.

Estou generalizando, mas eu, pelo menos, tenho tido muita dificuldade de achar alguém que me faça sentir segurança.

  1. Dúvidas sobre a hospedagem

a) Qual é o trabalho gerado com a troca de hospedagem? b) Com que tipo de impacto eu deveria me preocupar numa decisão dessas? c) Existe risco de perder dados na mudança de hospedagem? d) Todo desenvolvedor com quem eu falei propõe que eu pague um $x para deixar o site no servidor dele. Se eu optar por isso, existe risco de eu perder autonomia ou colocar meu site num servidor que não seja bom?

  1. SEO

Eu suponho que e-commerce gere mais dados que um site institucional ou blog, até porque vou usar mais plug-ins para a loja rodar. Isso pode ter impacto no SEO.

Aonde posso buscar informações objetivas (sem ter que ver 30 horas ou mais de curso) para entender quais são as decisões estratégicas logo no começo de construção de um site?

O meu problema é que eu não tenho tempo para fazer todos os cursos da Alura para ter uma ideia de causa e consequência de todos os componentes que fazem um negócio digital.

Se puderem responder com atenção e de forma personalizada, eu agradeço demais.

5 respostas

Fala ai Ana, tudo bem? Poxa, antes de mais nada peço desculpas e sinto muito pelos problemas que vem passando, realmente isso é verdade, normalmente só vemos coisas boas e ninguém fala dos lados negativos e/ou contras.

Mas, vamos lá, tentarei te ajudar com as dúvidas:

a) Qual é o trabalho gerado com a troca de hospedagem?

Isso vai depender de como foi feita a primeira configuração na primeira hospedagem e qual fornecedor esteja utilizando.

Mas, basicamente o trabalho será replicar as configurações feita na hospedagem A para a B.

Por exemplo: Imagine que você escolheu configurar o servidor por completo, vai ser necessário instalar o Apache, PHP, MySQL, etc...

b) Com que tipo de impacto eu deveria me preocupar numa decisão dessas?

Na decisão de trocar de provedor? Se sim, acho que os fatores importantes para mim são: Preço, disponibilidade, suporte e qualidade.

Recomendo muito a Digital Ocean, já usei bastante e nunca tive problemas (se tudo usado e configurado de maneira correta).

c) Existe risco de perder dados na mudança de hospedagem?

Sim, com certeza, tome muito cuidado com migrações, geralmente eu gosto de fazer backup de tudo, no caso seria do WP + MySQL. Depois que o backup foi feito, apenas apague ou cancele a antiga hospedagem quando tudo na nova estiver pronto, testado e validado.

Enquanto isso, deixa a hospedagem/servidor antigo parado como plano B caso algum problema ocorra durante a migração.

d) Todo desenvolvedor com quem eu falei propõe que eu pague um $x para deixar o site no servidor dele. Se eu optar por isso, existe risco de eu perder autonomia ou colocar meu site num servidor que não seja bom?

Sobre a opção de perder autonomia eu diria que sim e não, depende do sentido de autonomia que você está se referindo. A parte boa de pagar para um desenvolvedor manter eu site no servidor dele, é que ele irá se preocupar com as configurações, problemas e disponibilidade.

Sobre o servidor ser ruim, sim, isso é possível também, vai depender de onde e como ele vai hospedar seu site.

O ponto principal é montar um bom contrato, ler com calma e validar todos os pontos.

Eu suponho que e-commerce gere mais dados que um site institucional ou blog, até porque vou usar mais plug-ins para a loja rodar. Isso pode ter impacto no SEO.

Depende, se as informações forem boas, estiverem semânticas, respeitando as boas práticas e otimizadas pensando em SEO, isso não vai ser um problema, pelo contrário, quanto mais informações melhor para seu site.

Aonde posso buscar informações objetivas (sem ter que ver 30 horas ou mais de curso) para entender quais são as decisões estratégicas logo no começo de construção de um site?

Acho que artigos na internet ou youtube, são ótimas fontes de conteúdo hoje em dia.

O meu problema é que eu não tenho tempo para fazer todos os cursos da Alura para ter uma ideia de causa e consequência de todos os componentes que fazem um negócio digital.

Meu conselho seria:

Vai depender muito de orçamento, mas você pode pedir ajuda para pessoas, amigos. Não tente fazer tudo sozinha, realmente vai levar um certo tempo, N problemas irão ocorrer.

Tente dividir isso com alguém, de preferência que seja mais experiente, ele vai te ajudar bastante a guiar nas melhores decisões, isso porque essa pessoa já passou por problemas e situações que você está passando agora.

De qualquer maneira, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Espero ter ajudado.

Oi, Matheus!

Agradeço imensamente o seu tempo na elaboração da minha resposta. Já me joga um pouco de luz.

Talvez não tenha conseguido me expressar direito. A minha dificuldade é entender como as coisas estão conectadas em um negócio digital como em um e-commerce ou marketplace.

Para mim ainda é bastante nebulosa essa relação de causa e consequência: por exemplo, como a construção do meu site afeta o SEO ou que decisões tomar em relação a banco de dados se eu quiser fazer alguma análise para o meu negócio ou como a escolha dos componentes (hospedagem, plataforma, etc) afetam o resultado da busca orgânica, questões de privacidade e segurança que tendem a aparecer com o tempo, etc.

Será que existe algum curso ou influenciador que dê uma visão geral? Se houver, você poderia me sugerir termos de busca?

Ia ser legal se houvesse um atalho qualquer.

solução!

Fala Ana, vamos lá:

Para mim ainda é bastante nebulosa essa relação de causa e consequência: por exemplo, como a construção do meu site afeta o SEO ou que decisões tomar em relação a banco de dados se eu quiser fazer alguma análise para o meu negócio ou como a escolha dos componentes (hospedagem, plataforma, etc) afetam o resultado da busca orgânica, questões de privacidade e segurança que tendem a aparecer com o tempo, etc.

Realmente é como eu comentei anteriormente, esse tipo de conhecimento exige uma certa experiência e vivência na area. Isso porque não existe certo ou errado, não tem uma receita de bolo à se seguida para tudo, sabe? Tudo depende de cada tipo de projeto, de cada contexto, de cada necessidade e por ai vai.

como a construção do meu site afeta o SEO

Em relação ao SEO, temos vários cursos aqui na Alura sobre o mesmo:

Mas, a construção (conteúdo) do seu site é muito importante para o SEO, quanto mais otimizado, boas práticas e semântica forem utilizadas no conteúdo, melhor rankeado seu site tem de à estar.

ou que decisões tomar em relação a banco de dados se eu quiser fazer alguma análise para o meu negócio

Aqui já entra o "depende", normalmente utilizamos MySQL ou Postgres como banco de dados relacionado, mas também existem outros (como SQL Server, Oracle, etc...).

Eles são feitos com a linguagem Java, mas o conceito é o mesmo para as demais linguagens.

Espero ter ajudado.

Caso precise de um banco NoSQL, um muito bom e famoso é o MongoDB.

Para e-commerce eu recomendaria o uso do MongoDB e depois para realizar as análises eu recomendaria um Postgres ou MySQL, mas, seria necessário realizar algumas "traduções" do NoSQL para o SQL (ETL por exemplo).

como a escolha dos componentes (hospedagem, plataforma, etc) afetam o resultado da busca orgânica

Acho que nesse caso mais em relação ao desempenho, isso porque quando mais rápido forem os sites, melhor nota eles tem de à ter. Sendo assim, caso você escolha uma hospedagem que seja lenta ou tenha uma latência alta, você provavelmente vai perder pontos por isso.

questões de privacidade e segurança que tendem a aparecer com o tempo, etc

Questões de privacidade você pode dar uma pesquisada sobre LGPD e segurança temos alguns cursos aqui na Alura:

-

Muito, muito obrigada, Matheus! :)

Magina Ana, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software