Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvidas sobre elementos tecnicos

Olá,

Primeira mente quero deixar meus parabens para o Leo Lopes e a Alura, gostei muito do curso, muitas inforamções legais e pertinentes. A edição "ao vivo" ajudou bastante a entender a dinamida do trabalho. Entretanto, fiquei com algumas dúvidas, acho, mais tecnicas:

1 - Vi que ao longo da edição o Reaper indicou que a faixa de efeitos estava estourada, com o indicador vermelho. Não seria um caso a ser corrigido?

2 - Já ouvi falar que existem dois tipos de fone de ouvido, aberto e fechado, se não me engano, que isolam o som externo. É veridico e qual seria mais recomendado para edição?

3 - Também já vi alguns microfones que tem uma chavinha que tem 0dB e -10 dB (as vezes com uma espécie de grafico que lembra um envelope). O que para que serviria isso e é relevante para se pensar?

4 - Apenas por cusirosidade, por que ouvi o ep01 do Alô Tenica, licença das trilhas usadas no curso, foram adiquiridas separadamente ou já são dominio publico?

Desde já agradeço a atenção.

2 respostas
solução!

1 - Em tese sim, eu pelo menos só encontrei até o momento 2 formas ou usando o Fade-in/fade-out ou o envelope de volume fazendo naquele ponto abaixar alguns decibéis, se alguém souber de outra forma compartilha aí.

2- Cara, usa o fone que você mais gosta e o mais confortável, pois você ficará com ele na cabeça por muitas horas e o conforto e peso dele influência muito, porém sempre no final você precisa ouvir o áudio em todos os métodos possíveis (fone de ouvido intra auricular, caixa de som, TV, caixinhas jbl, som do notebook etc..) pois dependendo de onde o som seja reproduzido você perceberá que a altura do som, a altura da música de fundo ou sei lá o que pode não ser boa se reproduzido de tal forma.

3- isso é o Ganho (ou boost) do microfone, ele vai ajudar ou atrapalhar tudo dependendo do local onde vai gravar e do timbre/altura da voz de quem vai falar nele, também tem o ganho que pode ser configurado direto no Windows ou no programa de gravação, em resumo você tem que testar se compensa usar a função de hardware do microfone (a chavinha que você fala), do Windows ou do programa de gravação.

4- Como ele não disponibilizou acredito que foram compradas, ele produziu ou mandou para algum estúdio produzir usar trilhas, efeitos sonoros, vírgulas sonoras e etc, somente procurando na net os gratuitos ou comprando. (aconselho criar um arquivo de texto relacionando todos os sons que você usou, baixou, comprou ou criou para cada episódio pois se algum dia alguém vier cobrar alguma coisa relacionada a isso, você já vai saber de onde tirou aquele som e qual tipo de licença aquele som tinha)

Muito obrigado Luís. Me esclareceu bastante.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software