Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvidas sobre dimensões por franquia

Professor boa noite.

Tenho um cenário onde tenho uma empresa Franqueadora e diversas empresas Franquias.

Vamos supor que no final (após todo o processo de Levantamento, construção dos DW's, ETL's, OLAP's, etc), sejam construídos 14 dashboards para a rede inteira, logo, a Franqueadora vai querer ver os dados de cada franquia (dimensão franquia).

Mas como ficaria o cenário para as franquias? A regra de negócio é que a franquia só poderá enxergar o "seu mundo", sem poder enxergar os dados de outras franquias.

Como que funcionaria isso num cenário com o PowerBI? Eu teria que criar 14 dashboards para cada Franquia com um filtro default "ID_FRANQUIA" ? Ou existe a possibilidade de publicar os mesmos dashboards construídos na web, e colocar algum parâmetro na URL (se for possível), já com um filtro amarrado pela dimensão Franquia ? (Pensando no caso de disponibilizar os gráficos por meio de uma aplicação web separada, mas consumindo os painéis).

Se tiver alguma documentação ou alguma idéia de como fazer nesses casos, pois pesquisei muito e não consegui encontrar uma definição.

No aguardo e obrigado desde já !

2 respostas

Alguém ???

solução!

Oi Guilherme! Como vai?

Desculpe pela demora. Se ainda precisar de uma ajuda aqui vai meu insight sobre isso.

Não dá pra dizer qual é o melhor jeito de criar soluções como essa, mas vou trazer a minha opinião como profissional da área.

Quando falamos em governança de dados, e níveis de permissão, quando mais separado for melhor. Melhor não misturar as coisas.

Imagino que deve ter alguma solução, mesmo que complexa ou usando outra ferramenta de visualização de dados, de associar o filtro com a permissão. Mas não sei se isso seria a melhor prática.

Pessoalmente, acredito que seja melhor mesmo criar visões separadas. Você vai ter um DW para tudo, mas pode ter um Cubo de Fraqueador, e um Cubo de Franqueado.

1) Você criar o cubo e o Dashboard do Franqueador pensando no que é importante para o franqueador entender (não precisa de todos os dados, apenas métrica que façam sentido para ele e só compartilha permissão com os funcionários relevantes do Franqueador).

2) Você cria um cubo modelo para Franqueados. Crie um modelo de dashboard do que é relevate para um Franqueado ver, já pensando em apenas mostrar o que diz respeito a franquia dele. Depois disso faça um Dashboard para cada Franqueado, seguindo o modelo padrão, mas filtrando para ter apenas os dados do franqueado em questão. Cada dashboard de cada franqueado, só será compartilhado com aquele franqueado.

Recomendo isso pois precisamos lembrar que dados só fazem sentido na medida que temos objetivo e intenção. As vezes é melhor ver menos e gerar assertividade. Nem todo público precisa ver as mesmas coisas, e é legal segmentar para que cada um veja apenas o que quer ver.

Isso evita também conflitos por vazamento de dados.

Espero ter ajudado, e me desculpe pela demora!

Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software