Gente, bom dia. Sou nova na plataforma ainda estou me familiarizando com tudo, finalizei o curso de "Lógica de Programação: mergulhe na programação com JavaScript", e agora estou em duvida em qual sera o proximo curso a fazer.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gente, bom dia. Sou nova na plataforma ainda estou me familiarizando com tudo, finalizei o curso de "Lógica de Programação: mergulhe na programação com JavaScript", e agora estou em duvida em qual sera o proximo curso a fazer.
Olá! Que bom que decidiu começar a estudar programação agora e realmente, existem diversas áreas diferentes que você poderia seguir, mas acho que vou tentar fazer um "step-by-step" para você de como eu consegui pensar melhor
Antes de tudo, nunca é tarde para você iniciar algo novo, é totalmente normal às vezes no meio do caminho nos perdermos ou querermos mudar a área de estudo/atuação na tecnologia, é um mundo grande de descobertas que com certeza vai ter alguma área que vai lhe agradar
1- Qual parte da tecnologia mais lhe interessa?
Temos diferentes caminhos a se seguir, desde infraestrutura de computadores (como fazer uma aplicação sem necessitar de deixar seu computador sempre ligado, no caso, trabalhar com nuvem) à construção de visuais bonitos.
Acho que o ponto principal aqui é pensar o que você acha interessante, faça uma lista do que você acha mais legal, procure sobre e tente escolher um pouco os estudos iniciais dele. Vou te dar um exemplo:
Eu poderia passar horas aqui, mas procure um tema e tente ordenar em ranqueamento os seus interesses (é totalmente capaz que você mude a lista várias vezes)
2- Veja os conceitos da área
Aqui você possivelmente pode ser perder, mas tente entender o dia-a-dia e o processo de organização de projetos, como é construir algo nessa área para ter uma boa base de como pode ser os seus estudos. Além disso, procure como as ferramentas comuns e linguagens esperadas para se trabalhar.
Nessa parte você pode querer alterar a ordem dos interesses na lista e está tudo certo!
3- Comece com o básico e vá estudando os conceitos iniciais
Como o próprio título diz, tente começar do início a cada parte que você inicia/progride, sempre terá coisas a se estudar, mas o básico e o inicial é tudo. Sem uma base boa você não constrói nada de verdade, assim como não é possível construir sempre uma casa perfeita sem antes um projeto a se seguir.
4- Sempre pratique
Sempre terá coisas a se estudar, é comum no mundo da tecnologia. Quantas vezes já me deparei com uma tecnologia nova ou um formato diferente e mais interessante de fazer a mesma coisa que eu estava fazendo? Já perdi as contas! O importante é não desistir e sempre tentar colocar em prática aquilo que você está estudando, como também estudar por conta própria novos conceitos não abordados aqui na Alura.
5- Se divirta, e se precisar, está tudo bem alterar a área
A tecnologia é flexível e você pode sempre tentar se adaptar a outra área até se sentir mais confortável e pertencente a este ramo, então está tudo certo caso você desista da área por N motivos (já desisti de front-end para seguir no back-end, assim como tive amigos que desistiram de back-end para ir para o front-end). Tudo depende dos seus gostos e o quão confortável você se sente estudando.
Sempre estude e teste coisas novas, não há nada de errado em se aventurar em diversos ramos até descobrir a sua verdadeira paixão na tecnologia!