Gente, bom dia. Sou nova na plataforma ainda estou me familiarizando com tudo, finalizei o curso de "Lógica de Programação: mergulhe na programação com JavaScript", e agora estou em duvida em qual sera o proximo curso a fazer.
Gente, bom dia. Sou nova na plataforma ainda estou me familiarizando com tudo, finalizei o curso de "Lógica de Programação: mergulhe na programação com JavaScript", e agora estou em duvida em qual sera o proximo curso a fazer.
Olá! Que bom que decidiu começar a estudar programação agora e realmente, existem diversas áreas diferentes que você poderia seguir, mas acho que vou tentar fazer um "step-by-step" para você de como eu consegui pensar melhor
Antes de tudo, nunca é tarde para você iniciar algo novo, é totalmente normal às vezes no meio do caminho nos perdermos ou querermos mudar a área de estudo/atuação na tecnologia, é um mundo grande de descobertas que com certeza vai ter alguma área que vai lhe agradar
1- Qual parte da tecnologia mais lhe interessa?
Temos diferentes caminhos a se seguir, desde infraestrutura de computadores (como fazer uma aplicação sem necessitar de deixar seu computador sempre ligado, no caso, trabalhar com nuvem) à construção de visuais bonitos.
Acho que o ponto principal aqui é pensar o que você acha interessante, faça uma lista do que você acha mais legal, procure sobre e tente escolher um pouco os estudos iniciais dele. Vou te dar um exemplo:
Eu poderia passar horas aqui, mas procure um tema e tente ordenar em ranqueamento os seus interesses (é totalmente capaz que você mude a lista várias vezes)
2- Veja os conceitos da área
Aqui você possivelmente pode ser perder, mas tente entender o dia-a-dia e o processo de organização de projetos, como é construir algo nessa área para ter uma boa base de como pode ser os seus estudos. Além disso, procure como as ferramentas comuns e linguagens esperadas para se trabalhar.
Nessa parte você pode querer alterar a ordem dos interesses na lista e está tudo certo!
3- Comece com o básico e vá estudando os conceitos iniciais
Como o próprio título diz, tente começar do início a cada parte que você inicia/progride, sempre terá coisas a se estudar, mas o básico e o inicial é tudo. Sem uma base boa você não constrói nada de verdade, assim como não é possível construir sempre uma casa perfeita sem antes um projeto a se seguir.
4- Sempre pratique
Sempre terá coisas a se estudar, é comum no mundo da tecnologia. Quantas vezes já me deparei com uma tecnologia nova ou um formato diferente e mais interessante de fazer a mesma coisa que eu estava fazendo? Já perdi as contas! O importante é não desistir e sempre tentar colocar em prática aquilo que você está estudando, como também estudar por conta própria novos conceitos não abordados aqui na Alura.
5- Se divirta, e se precisar, está tudo bem alterar a área
A tecnologia é flexível e você pode sempre tentar se adaptar a outra área até se sentir mais confortável e pertencente a este ramo, então está tudo certo caso você desista da área por N motivos (já desisti de front-end para seguir no back-end, assim como tive amigos que desistiram de back-end para ir para o front-end). Tudo depende dos seus gostos e o quão confortável você se sente estudando.
Sempre estude e teste coisas novas, não há nada de errado em se aventurar em diversos ramos até descobrir a sua verdadeira paixão na tecnologia!