1
resposta

Duvidas sobre classes DAO

seria correto ter varias classes DAO?em algumas ocasiões preciso fazer um CRUD para cada entidade do meu sistema, exemplo: professor,aluno,coordenador e etc. que vai fazer basicamente a mesma coisa inserção no banco,alteração,busca, só que se eu criar uma classe DAO para cada um vou ter muitas classes sem falar que vou repetir código,porem cada uma das entidades tem suas particularidades e tabelas diferentes para serem trabalhadas,seria correto deixar um DAO e achar um jeito de trabalhar isso ou posso criar um pra cada entidade sem problemas.

1 resposta

Alison, a ideia do DAO é justamente isolar o acesso de dados por parte da entidade. Dessa forma, pra ficar show, vc pode criar uma interface DAO implementando os métodos que estarão em todas as entidades, depois vc chama essa interface em cada DAO. Assim vc garante que todas os DAO's tenham o mesmo escopo, no caso o CRUD :) Isso pq na query do banco vc vai ter que fazer uma para cada tabela, certo? Então vc deve fazer um DAO para cada entidade também, por organização.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software