Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvidas sobre boas práticas em relação à formatação de strings

Olá. Estou no primeiro período de Ciência da computação e começando a estudar python aqui pra me ajudar na matéria de programação.

Durante alguns exercícios da faculdade, eu usei o

"string qualquer".format()

mas meu professor comentou sobre isso não ser mais uma boa prática e que o sugerido seria usar o

f"string qualquer"

Sei que o curso é pra iniciantes em Python, como também é o meu caso, e que essas questões de boas práticas não são muito explicadas no início, mas já trabalho com Java há um pouco mais de um ano e entendo o conceito de boas práticas. Gostaria de me informar sobre isso.

Não sei se mais a frente do curso o professor comenta sobre o assunto, estou no primeiro vídeo da segunda aula, mais ainda assim preferi perguntar.

O meu obrigado à quem puder contribuir!

1 resposta
solução!

Python permite formatar sua string de diversas formas, algumas são mais recomendadas quando você cria strings státitcas (que não irão mudar) e outras possuem melhor performance (tempo de execução) quando você precisa modificá-la frequentemente.

Eu aprendi Python na é poca de python 2 e já mudei a forma de formatar minhas strings algumas vezes, mas em meus códigos não é o que costuma impactar em performance.

O str.format() foi introduzido no python 3, enquanto f-string (f'string qualquer') é mais novo, a partir de python 3.6, portante me parece ter melhor performance. Eu continuo no str.format() pois a maioria dos meus códigos precedem python 3.6 e não vou refatorar tudo nem deixar um mesmo código com 2 formas de formatar print.

Ainda que f-strings possam ter melhor performance, eu prefiro str.format pois meu código fica mais organizado (eu consigo indexar a posição dos argumentos e deixo todas variáveis como parâmetro). Vale a pena uma pesquisa adicional sobre preformance dos 2 estilos, já vi alguns blogs que falam a respeito

Abs