Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

DÚVIDAS SOBRE BOA PRÁTICA

Boa tarde a todos, Tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudassem:

1- Qual seria a melhor prática para um filtragem de um tabela?

2- Fazendo a filtragem usando Javascript e ajax, para que não "pisque" a tela ao click ou input para buscar os dados para a tabela pelo ajax, seria aconselhável?

3- Poderia além do código javascript e ajax para buscar os dados, poderia também sem? Para caso desliguem o JAVASCRIPT, a busca continuaria funcionando?

4- O código de buscar no DAO com o Javascript e ajax, sobrepoe o que é feito no HTML? e se desligassem o javascript o do html que iria funcionar?

4 respostas

Minha opinião. Se desligarem o Js, então tudo para de funcionar, acho q não deve se preocupar com o fato de desligarem o js.

Mas filtragem só em Js pode se tornar problemática quando há muitos dados envolvidos. Acredito q a melhor alternativa será combinar js e filtros na Dao tbm

Eu imaginei uma situação de por exemplo, que o cliente busque por filmes de ação, e teria um filtro de JS na página de resultados, para filtrar entre ação-guerra, ação-fantasia, etc... Seria uma má pratica?

salve!

Depende da quantidade, como falado pelo nosso caro Tarcísio, se vc tiver uma grande qtd de info, trazer todos os dados do servidor, para depois fazer o filtro pode nao ser uma boa ideia... o ideal e fazer um filtro no SQL retornando do servidor os registros, via ajax!

Fazemos um form de filtro de pesquisa fazendo a requisição em ajax ja com os parametors, retornando ja os dados filtrados!!!

Ai fica bonitão!! ;)

Espero ter ajudado! Sucesso e bons estudos!

solução!

Obrigado pela resposta Marcio, mas tipo, o servidor já teria trago uma quantidade de "filmes de ação", estaríamos com esse dados na "mão", e desejaria fazer o filtro em cima desse resultado, não seria mais apropriado o JS pegar esses dados que já foram buscados e fazer o filtro em cima deles, do que fazer outra REQUISIÇÃO ao servidor para buscar dados novamente ? Ai você pode falar que que se desligarem o JS pararia de funcionar, correto, mas não poderia colocar no HTML um código para ai sim fazer a requisição para o SERVIDOR novamente, já que o JS não estaria ligado, não sei se deixei bem claro, porque o que estou falando nesse final seria:

  • JS não está funcionando ?
    • Então roda o código que está no HTML mesmo, para fazer outra requisição no servidor com base no filtro escolhido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software