Oi, Pâmela! Tudo bem?
Sua primeira dúvida
<!-- fracao.html -->
nada mais é do que um comentário dizendo que se trata de um arquivo chamado fracao.html
.
Durante todo seu código você pode fazer comentários com a finalidade de tornar compreensível para quem ler ou mesmo para suas próprias anotações. Quando usamos //
na frente dos comentários, eles ficam invisíveis ao rodar no programa que esteja usando.
A segunda dúvida
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
temos que dividir em duas partes:
Quando colocamos nosso canvas
<canvas width="700" height="500"></canvas>
estamos estipulando o tamanho do "quadro" que queremos trabalhar. Feito isso, vamos para o próximo
document.querySelector('canvas');
estamos "selecionando" quem queremos trabalhar, que no caso é o canvas
que defini os parâmetros no começo. Agora queremos desenhar dentro desse canvas
tela.getContext('2d');
representando uma renderização bidimensional (2d).
Resumindo a segunda dúvida, seria dessa forma:
Dado este elemento :
<canvas width="700" height="500"></canvas>
Você pega um contexto 2d do canvas com o código a seguir:
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
Agora você tem contexto de renderização 2d para o canvas e você pode desenhar nele.
Espero ter ajudado, Pâmela!
Bons estudos!