Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvidas sobre alguns conceitos

Boa tarde,

Resolvi começar a montar um DER para dar início, quem sabe, a um banco de dados do setor em que trabalho (pois sinto a necessidade da transformação das nossas tabelas de Excel em um sistema específico para o setor). Porém, montando o DER (que ainda está bem inicial, está sem nenhum atributo), me veio a dúvida: Relacionamentos também podem possuir atributos?

Até o momento, fiz apenas o primeiro curso de Modelagem de Banco de Dados. Abaixo segue o início do DER para o meu setor:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Poxa, pessoal, era so ter respondido se relacionamentos tambem teriam atributos. Mas ok, ja encontrei a resposta pra minha dúvida. Porém esperava mais, a dúvida era bem simples e ninguém se prontificou a responder

solução!

Sinto muito que ninguém tenha respondido, é osso, mas enfim: Um relacionamento entre entidades em um diagrama de entidade-relacionamento (DER) pode ter atributos adicionais que descrevem características ou propriedades desse relacionamento em particular. Esses atributos são chamados de atributos de relacionamento.

Por exemplo, considere um relacionamento "Compra" entre as entidades "Cliente" e "Produto". Além das chaves estrangeiras que conectam as entidades, você pode ter atributos adicionais no relacionamento, como "Data da Compra", "Quantidade", "Valor Total" etc. Esses atributos fornecem informações específicas sobre cada ocorrência desse relacionamento.

É importante notar que nem todos os relacionamentos terão atributos. Alguns relacionamentos podem ser simplesmente uma conexão entre as entidades sem atributos associados. A presença de atributos em um relacionamento dependerá dos requisitos e da lógica do sistema que está sendo modelado.

Espero que esta resposta tenha sido mais útil para você. Se tiver mais dúvidas ou precisar de esclarecimentos adicionais, fique à vontade para perguntar.

Gerson, muito obrigada por responder! Sua resposta me ajudou muito a ter mais clareza sobre a situacao. Vou pensar se no modelo caberia haver atributos de relacionamento... Mas por ora, muito obrigada mesmo!