3
respostas

DÚVIDAS SOBRE ALGUNS CONCEITOS

Olá, Não entendi exatamente o conceito de Vlan e do que é o modo de acesso

3 respostas

Olá, Henrique. Tudo bem?

Pode compartilhar o que você entendeu sobre os conceitos? A gente pode partir do seu entendimento e tentar solucionar as partes que ficaram confusas. Acho que no processo de explicar a dúvida você pode já começar a entender. Mas se você não ficar à vontade para dizer, pode falar que eu tento dar uma exlicação mais geral.

Fico aguardando.

Eu entendi que uma vlan é uma sub-rede fragmentada da rede comum que serve como uma rede separada para determinado fim.

Quanto à configuração da porta como ponto de acesso, não entendi o que significa ser ponto de acesso e o porquê de necessitar sem configurado dessa forma

a porta de acesso é configurada para receber dispositivos finais, como PCs e Notebooks. o outro modo, que é o modo trunk, serve para criar um "tronco" e realizar o transporte das VLANs entre dois pontos.

o switch não sabe quais dessas funções você quer executar, portanto você deve informar se a porta será de acesso ou trunk.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software