1
resposta

Dúvidas sobre a tag <!DOCTYPE>

Pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Sou novo aqui no Alura, e queria começar agradecendo a dedicação de todos da plataforma e também ao empenho dos colegas, já estou cheio de anotações sobre buscas no fórum.

Assistindo a aula 02 - Estrutura Básica (salvo engano acho que é esta mesmo) há um momento que o professor menciona:

[03:39] A tag do DOCTYPE não precisa ser fechada. Ela é uma tag de informação, não de conteúdo. E a tag HTML, por ser uma tag de conteúdo precisa marcar tudo que está dentro. Só que fica sempre muito difícil de ler o texto se ele estiver todo na linha da esquerda. Para isso, vamos usar a indentação e com o tab vamos jogar todo esse conteúdo para a frente.

Pois bem, em minhas pesquisas a tag <!DOCTYPE> é uma DTD, ou seja uma Declaração para Definição do Documento. De maneira análoga, quando vamos inserir criar um script em Shell ou Python por exemplo, também declaramos na Shebang para o Shell na primeira linha que aquele código/script vai ser naquela linguagem X.

Minha dúvida neste cenário seria:

Quando eu não declaro a tag <!DOCTYPE>, qual a versão do HTML que será considerada pelo navegador? Existe algum comando ou forma de inspeção que eu consiga utilizar dentro do meu navegador para identificar qual é a versão do HTML quando não faço esta declaração?

Espero não ter soado muito confuso. Muito obrigado a todos novamente, um ótimo estudo, abração e até a próxima ;)

1 resposta

Oi Matheus,

Achei ótima sua pergunta e fui investigar um pouco. Não tenho certeza se achei a resposta, mas, pelo pouco que pesquisei, fazer esta declaração no início do documento garante que a página seja compreendida pelos navegadores como HTML5.

Não declarar, pelo que li, dá liberdade ao navegador entender como quiser e, ao que parece, isto varia entre os navegadores. Na prática, como já temos navegadores antigos que estão entrando em desuso, não sei se isso terá graves consequências. No entanto, acredito que na dúvida do bom funcionamento, melhor declarar.

Li também algo sobre o navegador escolher entre Quirks_Mode e Standards_Mode, caso você não declare o DOCTYPE. Contudo, ainda preciso estudar o que seriam estes modos de leitura dos navegadores.

Acho que acabei trazendo mais perguntas do que respostas... espero ter contribuído de alguma forma.

[ ]'s!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software