Durante a aula( curso redes 3 - aula 1) notei que não foi feito nos Switchs a configuração da porta trunk para passar a vlan 30 e mesmo assim todos os computadores pingavam o endereço do servidor, porque isso ocorre?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Durante a aula( curso redes 3 - aula 1) notei que não foi feito nos Switchs a configuração da porta trunk para passar a vlan 30 e mesmo assim todos os computadores pingavam o endereço do servidor, porque isso ocorre?
Olá Juliana, tudo bem?
Isso ocorre porque a porta interconectando os Switches está no modo trunk e por padrão irá transportar todas as VLANs que nós criamos 10,20 e 30. Esse seria o comportamento padrão da porta trunk, caso desejemos que alguma VLAN não seja aceita, será necessário configurar manualmente, por isso como as portas interconectando os switches já estavam em modo trunk não foi necessária outra configuração.
Abs