Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvidas sobre a estrutura utilizada

Tenho uma dúvida, os diretores sugeriram Vlans para separar os setores com, por exemplo, 200 Hosts cada, eu poderia sugerir apenas para usar endereços de redes diferentes para cada setor? Assim eu polparia custos com um Switch extra.

Setor 1 = 192.168.1.0 - 254 Hosts/ Setor 2 = 192.168.2.0 - 254 Hosts

Porém como no caso do exemplo do curso, caso quisessem se comunicar com o outro setor, tem como ser feito sem o uso de Vlans e Roteadores nesse meu exemplo?

Quais alternativas existem?

1 resposta
solução!

Olá, Gleisson. Tudo bem?

Você poderia fazer isso, mas teria a desvantagem de ter que definir manualmente os endereços de cada computador para garantir que eles tenham os endereços referentes ao setor devido. Usando a Vlan, você consegue fazer com que o DHCP defina os endereços de IP corretos para cada setor automaticamente.

Quanto à comunicação, você precisaria definir um dos dispositivos na rede como sendo um gateway tendo acesso às duas redes, para que, quando um dispositivo não tiver acesso direto, ele possa mandar o tráfego para alguém que tenha. Além disso, precisaria adicionar os endereços na tabela de roteamento.

Você verá esses conceitos mais pra frente na formação de redes.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software