Boa noite, pessoal!
Tenho uma dúvida, é necessário mesclar todas as malhas no final? Não seria mais fácil deixar cada objeto e ir colorindo com os materiais?!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite, pessoal!
Tenho uma dúvida, é necessário mesclar todas as malhas no final? Não seria mais fácil deixar cada objeto e ir colorindo com os materiais?!
Olá Heloisa, tudo bem =D
Existem várias formas de você produzir o seu material 3D.
Juntar todas as peças em uma malha só tem a funcionalidade de otimizar o modelo e manter um único MAPA UV para o objeto. Imagina que você tenha um personagem e cada parte é separada, você vai ter um novo mapa UV e novo material para cada parte, e isso consome mais do computador e da memoria em que esta trabalhando.
É um costume ruim? Não, de forma alguma, só é importante pensar no que esta trabalhando, hoje em dia com a capacidade dos computadores é mais facil criar vários mapas e varios materiais, principalmente para animações.
Mas se formos para o mundo dos jogos digitais você tem que escolher alguns objetos que terão mapas juntos e materiais unificados para consumir menos da aplicação final.
Ou seja, sua visão não esta de forma alguma errada, é uma questão de finalidade do projeto, eu optei por mostrar desta forma para abranger uma maneira de trabalho nova ^^, agora você sabe como atuar se precisar juntar objetos em um único mapa de cor.