Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvidas sobre a carreira no Java

Bom noite, galera! Estou aprendendo Java (atualmente estou no curso Java parte 6) e estou com algumas dúvidas que talvez vocês possam me ajudar.

1. Percebi que aqui na Alura, os cursos não dão muito foco para interfaces gráficas, isso me gerou duvidas quanto a profissão do programador, como é trabalhar com Java? Me referindo as funções mais comuns de quem trabalha com a linguagem, digo isso pois sou novo no mundo da programação, então gostaria de saber como é na prática trabalhar com Java.

2. Estou conseguindo acompanhar bem os cursos da formação, porém gostaria de sugestões do que posso fazer para praticar a linguagem. Certa vez fiz um curso de VB.NET e lá mexíamos bastante com forms e essas interfaces gráficas que deixam os programas interativos para o usuário, então pra mim era fácil praticar criando programas que eu conseguisse dar uma certa utilidade e vê-lo funcionar, pode parecer algo bobo mas você conseguir criar um programa em que se possa interagir, naqueles formatos em que estamos acostumado a usar, ajuda bastante no aprendizado. Mas também não sei dizer se seria esse o foco do Java, por isso gostaria de sugestões.

Bom, não sei se fui claro, foi um pouco difícil colocar minhas dúvidas aqui, acho que ainda tenho muito a aprender, mas o objetivo é este mesmo. Espero que consigam me entender e me ajudar. As vezes me sinto um pouco perdido no meio desse mundo da programação, e quanto mais eu aprendo, mais percebo que ainda não sei nada. rs

4 respostas
solução!

Bom dia Marcos, isso é normal mesmo no começo. Com relacao as interfaces graficas elas não são muito mais usadas... é bem raro criarmos uma aplicacao com uma interface dessas, que chamamos de desktop. Atualemnte programamos para web!

Entendi, neste caso uma outra duvida que me surge é, como posso saber em qual nível estou na linguagem (júnior, pleno, sênior)? oque exatamente define cada um desses níveis? Por exemplo, depois de terminar a formação de desenvolvedor Java, em qual desses níveis estarei?

Acredito que o que define é a experiência profissional.

Estou no mesma parte da formação que você e também senti falta dos forms rsrs.

Ai fui estudar JavaFX e segui um tutorial bem explicativo: https://code.makery.ch/pt/library/javafx-tutorial/

Infelizmente java pra desktop não é muito usado como disse o colega :(

Mas adorei aprender JavaFX

Legal, vou seguir esse tutorial também, conhecimento a mais sempre é válido! Além de que tornar a coisa mais prática vai me ajudar nos estudos também. Mas valeu pelas respostas, ajudaram bastante mesmo!