1
resposta

Duvidas sobre a carreira em BI

Fala galera, atualmente to fazendo Tecnologo em Banco de Dados e BI na FIAP aqui em SP, to curtindo a area de dados, vejo uma grande importancia e grandes trabalhos a serem feitos nessa area, mas to com uma duvida que esta me matando, eu curto muito programaçao, area de redes, e banco de dados, ou seja gosto um pouco de tudo, mas nao sei em qual area realmente me dedicar, pois parece que estudo de tudo e nao aprendo nada e não saio do lugar. Atualmente nao trabalho em nenhuma area de tecnologia, estou bastante em duvida se invisto na carreira de BI ou foco na carreira de DEV.

se alguem puder me falar um pouco do mercado de BI se ele e mais fechado pra conseguir iniciar na carreira, ou se e muito concorrida pelo fato de ter muito o foco da galera de ADM e economia, contabilidade e por ai vai

1 resposta

Oii Vitor, tudo bem?

Desculpa pela demora em retornar com sua resposta.

A área de BI é até tranquila para se iniciar uma carreira. É interessante que o analista de BI entenda a regra de negócio da empresa onde trabalhará, saiba lógica de programação e o principal, saiba banco de dados. Em relação a métricas e indicadores analisados, isso depende da entrevista que fará com os stakeholders e dali irá tirar as informações que serão analisadas e visualizadas. O BI é muito utilizado para tomada de decisões dentro de uma empresa. Hoje em dia o mercado está bem cheio para o analista. Até onde eu vi, tem vagas, mas falta profissionais para essas vagas.

Se permite me dar uma dica, é a seguinte: escolha uma área que goste muito e foque nela. Não fique pulando de área em área e estudando muitas coisas ao mesmo tempo, escolha uma e se torne excepcional nela. Caso contrário, vai ficar com a sensação de que não está aprendendo nada ou não indo pra frente.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa estou por aqui, tá bom? :)