Estou com dificuldade ao criar a venv. Quando faço a instalação, nem todos os arquivos são gerados — em especial o arquivo activate. Alguém sabe como posso resolver esse problema?
E aparece o seguinte erro também:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com dificuldade ao criar a venv. Quando faço a instalação, nem todos os arquivos são gerados — em especial o arquivo activate. Alguém sabe como posso resolver esse problema?
E aparece o seguinte erro também:
Olá, Clesiane! Tudo bem?
Essa é uma situação incomum, pode ter ocorrido algum conflito durante a criação, ou pode ser a forma que você está criando, então, vou listar todos os passos necessários para que tudo funcione corretamente.
OBS: apague a pasta "venv" antes de continuar!
Verifique a Criação da venv: Se o arquivo activate não foi gerado, pode ser que a venv não foi criada corretamente. Tente recriar o ambiente virtual:
python -m venv venv
Verifique o Caminho: Certifique-se de que o caminho para o arquivo activate está correto. No Windows, o comando deve ser:
.\venv\Scripts\activate
Note que é uma barra invertida (\) e não uma barra normal (/).
Permissões do PowerShell: O PowerShell pode ter restrições para executar scripts. Tente mudar a política de execução temporariamente:
Set-ExecutionPolicy -Scope Process -ExecutionPolicy Bypass
.\venv\Scripts\activate
Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema! Bons estudos!