Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvidas referentes à aula 4

Olá pessoal, tudo bem? Comecei a fazer o curso de redes há alguns dias, mas antes já tinha estudado um pouco sobre o assunto, e queria confirmar algumas coisas, especialmente sobre a aula 4:

1)Vi que na hora que apresentaram o cabo de par trançado mostraram dois modelos, o sem blindagem, que estava com a sigla UTP (que aprendi como Unshielded Twisted Pair -cabo de par trançado sem blindagem) e o com blindagem, que estava com a sigla FTP nos slides. Isso me deixou um pouco confusa, pois quando vi isso, vi que a sigla do cabo com a blindagem era STP (de Shielded Twisted Pair). Isso foi um erro nos slides ou os dois nomes são aceitos? 2)Quando apresentaram os modelos para crimpagem notei que o modelo T568B estava com os fios verde e laranja invertidos. Aprendi isso como conexão cross-over, que serve para ligar dois componentes iguais (roteador com roteador, modem com modem, etc...) mas nada disso foi mencionado durante a aula. Gostaria de confirmar se de fato, o modelo B serve para a conexão cross over, e se essa, de fato tem essa finalidade. 3) Minha última dúvida é mais uma bobagem: vi que nas primeiras aulas o HUB apareceu nos slides escrito como RUB. Queria saber se esse é um nome alternativo para o HUB ou se é apenas a versão em português do nome.

Desde já muito obrigada a todos e um ótimo dia.

2 respostas
solução!

E ai Priscila, belezinha?

Vou deixar alguns links. Vamos lá.

1 - Existem 4 tipos de fios basicamente, não blindados UTP e blindados que são, FTP, STP e SSTP. Cada um deles tem um nível de proteção contra interferência, sendo o SSTP o melhor.

link: http://www.hardware.com.br/livros/redes/categorias-cabos.html

2 - Em ligação de ponta a ponta como você mesma disse, não há diferenças, tanto faz, o mais comum é o T568B.

link: http://dicascomp.blogspot.com.br/2008/03/crimpagem-de-cabos-utp-t568at568b.html

3 - RUB se refere mais a pronúncia do nome HUB, mas o oficial e comum é HUB.

Muito obrigada, Leandro!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software