3
respostas

Dúvidas referente tabelas fatos e tabelas de dimensões compartilhadas

Em um contexto que eu tenha 8 tabelas fatos, eu poderia utilizar apenas 1 tabela calendário nesse caso? E poderia ter um único filtro referente as muitas colunas de datas nessas 8 tabelas?

3 respostas

É possível?

Sendo mais a fundo, eu consegueria também, colocar apenas 1 big number e um único grafico no canvas, e filtra-los com apena um únco filtro de datas? Mudaria o filtro de x data para y data, e esses indicadores fariam a dinâmica? É possível também?

Olá, Eduardo, tudo bem?

Sim, você pode utilizar uma única tabela de calendário para suas 8 tabelas fato. Quanto ao uso de um único filtro para as muitas colunas de datas nas suas tabelas fato, você pode fazer isso configurando relacionamentos entre a tabela de calendário e cada uma das tabelas fato. Mas, como cada tabela fato pode ter múltiplas colunas de datas (por exemplo, data de pedido, data de entrega), você precisará usar a função USERELATIONSHIP para ativar o relacionamento específico que deseja utilizar

Quanto sua última dúvida, você pode usar a função CALCULATE para filtrar os dados com base na data selecionada no seu filtro único. O big number e o gráfico irão atualizar dinamicamente de acordo com a data escolhida, refletindo os cálculos feitos com base na data filtrada.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado