Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvidas - projeto de paint

Oi pessoal! Com tanta coisa que estou aprendendo a fazer com o canvas, tentei fazer um projeto parecido com o paint. Porém, acho que já me esqueci como usar corretamente o prompt. Queria que o usuário pudesse escolher uma opção de ferramenta e cor, mas a variável dessas respostas aparecem como não definidas quando digito. Alguem consegue me explicar onde errei(ou se não fez sentido algum)? Seque o script, incompleto, do que fiz até agora

<canvas width="800" height="500"></canvas>
<br>
Escolha uma cor <input type="color">

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var paleta = document.querySelector('input');


    pincel.fillStyle = 'white';
    pincel.fillRect(0, 0, 800, 500);
    pincel.strokeStyle = 'black';
    pincel.strokeRect(0, 0,800, 500);
    var desenha = false;

    function desenhaPincel(evento) {

        if(desenha){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = paleta.value;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 5, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        }
    }

function naoClica (){

    desenha = false;
}

function clica(evento){

    desenha = true;

    if(evento.shiftKey){
        pincel.fillStyle = 'white';
        pincel.fillRect(0, 0, 800, 500);
        pincel.strokeStyle = 'black';
        pincel.strokeRect(0, 0, 800, 500);
    }
}


function desenhaCirculo(){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'corEscolhida';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
}

alert('Clique com o botão direito do mouse para escolher a ferramenta. Para zerar a tela, clique com o botão esquerdo pressionando SHIFT');


function escolhaDesenho(evento){

        var ferramenta = parseInt(prompt("O que você gostaria de usar? Temos: 1-pincel, 2-circulo, 3-quadrado e 4-triângulo. Digite apenas o número da ferramenta desejada."));

    }

tela.onmousemove = desenhaPincel;

 tela.oncontextmenu = escolhaDesenho;
 tela.onmousedown = clica;
 tela.onmouseup = naoClica;

console.log(ferramenta);



</script>
2 respostas
solução!

Olá, Nikole! Tudo certo?

Você precisa inserir uma estrutura condicional para implementar o comportamento desejado do seu programa.

Por exemlo, você precisa criar um if para cada número.

Se (ferramenta == 1) {
então faça um pincel
}

Ficou mais claro?

Fico à disposição!

Um abraço e bons estudos!

Muito obrigada! Vou tentar =)