1
resposta

DÚVIDAS: Posso colocar o Prompt dentro a função nome?

Não consegui entender o por quê devo colocar o nome Alice na chamada da função nome. Sendo assim, solicitei o nome do usuário na mesma função, porém, através do Prompt. Mas, mesmo tendo funcionado, não sei se seria correto já que se trata de uma Função.

function bemVindo(nome = prompt("Qual o seu nome?")) {

{
           alert(`Olá, ${nome}!`);
          }

}

bemVindo();
1 resposta

Oi, Claudia! Tudo bem?

Parabéns por experimentar e testar novas abordagens na programação, isso é muito importante para o aprendizado!

Tecnicamente, podemos usar o prompt dentro de uma função, como no código enviado, isso vai funcionar. No entanto, é importante lembrar que as funções são feitas para serem reutilizáveis e genéricas. Quando colocamos o prompt dentro da função, estamos limitando a função para sempre pedir a entrada do usuário. Mas e se quisermos usar essa função em outro lugar no nosso código onde já temos o nome e não precisamos pedir ao usuário, nesse caso, a função não seria útil.

Como o objetivo do exercício era criar uma função que pudesse receber qualquer nome como argumento, para que ela pudesse ser reutilizada em diferentes partes do código, com diferentes nomes, poderíamos também colocar nomes na chamada da função, como no exemplo:

function bemVindo(nome) {
    alert(`Olá, ${nome}!`);
}

bemVindo('Alice');
bemVindo('Bob');
bemVindo('Charlie');

Neste exemplo, a mesma função é usada três vezes, com três nomes diferentes. Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓