1
resposta

Duvidas para entender o While

Tenho muita dificuldade em atender o While no Javascript

1 resposta

Olá facildeanotar, tudo bem com você?

Então, o while no javascript vai ser parecido com o de outras linguagens de programação, precisamos apenas de 3 coisas:

• Uma variável de Controle
  • Um código que queremos repetir varias vezes
  • Uma condição a ser executado

Então por exemplo vamos somar os números de 0 a 10, então já podemos anotar:

• Variável de controle: numero = 0
  • Uma condição a ser executada: numero <= 10
  • Bloco de código que queremos repetir varias vezes:

Como iremos apenas somar irei armazenar numa variável chamada resultado que começa com 0:

let resultado = 0 
let numero = 0
while( numero <= 10) {
    resultado = resultado + numero
}

E para que a gente não tenha um loop infinito precisamos sempre que conseguimos executar o nosso bloco ( no nosso caso fazer a soma) alterar o valor da nossa variável de controle para que chegue cada vez mais próxima do final da execução da condição:

let resultado = 0; 
let numero = 0;
while( numero <= 10) {
    resultado = resultado + numero;
    numero = numero + 1;
}

Ou seja, eu preciso que o numero a cada vez que funcione corretamente o while chegue mais perto do 10, que é o que definimos com o final da execução, dessa forma eu acrescento em 1 o valor dele

E teremos como resultado:

console.log(resultado)
>> 55

Poderíamos ter outra maneira de alterar a nossa variável de controle, por exemplo:

• Somar apenas o números pares

Bem, para isso só preciso mudar e ao invés de somar de 1 em 1, utilizar o 2:

while( numero <= 10) {
    resultado = resultado + numero;
    numero = numero + 2;
}

Desa maneira a nossa variável de controle terá os seguintes valores:

• 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12

E quando chegar em 12 teremos que é maior que 10, portanto a execução do while é finalizada :)

Então a tática é basicamente essa, criar uma variável que controle a execução do nosso programa, definir o que será feito, e mudar sempre essa variável para que em algum momento acabe a execução do while :)

Aqui na Alura temos os cursos de lógica de programação com javascript, onde falam sobre o while e o for talvezes seja uma boa alternativa para começar :)

Abraços e Bons Estudos!