Boa noite!
Alguém poderia me explicar melhor para que serve o código do CSS abaixo
nav a {
color: #F2FFFC;
}
ul {
color: pink;
}
ul li a {
color: inherit;
}
insira seu código aqui
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite!
Alguém poderia me explicar melhor para que serve o código do CSS abaixo
nav a {
}
ul {
}
ul li a {
}
insira seu código aqui
Olá, Divino, tudo bem?
Nesse trecho acima estamos tratando de estilizar cores para os elementos HTML. Vamos por partes:
<nav>
<a href = "www.alura.com.br"> Alura </a>
<div> </div>
</nav>nav a {
nav div{
color: black;
border: solid 2px black;
width: 20px;
height: 20px;
}O elemento-pai é nav, enquanto a filha é a tag a. Bem, no código css, ele vai estilizar a palavra alura com a cor que está em color. Observe, que a minha div que está dentro da tag nav não recebe a mesma cor que em: nav a, por que agora eu tenho outra estilização especificando o que irá acontecer com a div. Então, por mais que ambos sejam filhos da tag nav, cada filho pode ter seu próprio estilo.
Já nesse, tudo o que estiver dentro da ul ficará rosa.
ul {
}E nesse aqui, os filhos li e a* que são filhos do elemento *ul, herdará (inherit é herança em inglês) a cor do elemento mais próximo, no caso, só a ag ul.
ul li a {
}E sobre as cores, há várias formas de aplicar valor ao color: polavras-chaves de cores. Ex.:orange (cor laranja). Mas há uma limitação de palavras-chave que o CSS utiliza.
Existe a hexadecimal (rgb), que é a representação do vermelho (red - r), verde(green - g) e azul(blue - b). É formado por 6 ( que utilizam 0-9, A-F. Ex: #FF0253) caracteres: os dois primeiros representam o vermelho, os dois do meio o verde e os dois últimos, o azul. Com o hexadecimal você tem mais opções de cores do que as palavras-chave.
Nesse código pequeno, vimos que podemos aplicar valor a propriedade color através de palavras-chave, por valor hexadecimal e por herança.
Esses links podem ajudar mais: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/CSS/color_value
Espero ter te ajudado :}
Muito boa a explicação, entendi perfeitamente. Obrigado.