Boa noite!
Alguém poderia me explicar melhor para que serve o código do CSS abaixo
nav a {
color: #F2FFFC;
}
ul {
color: pink;
}
ul li a {
color: inherit;
}
insira seu código aqui
Boa noite!
Alguém poderia me explicar melhor para que serve o código do CSS abaixo
nav a {
}
ul {
}
ul li a {
}
insira seu código aqui
Olá, Divino, tudo bem?
Nesse trecho acima estamos tratando de estilizar cores para os elementos HTML. Vamos por partes:
<nav>
<a href = "www.alura.com.br"> Alura </a>
<div> </div>
</nav>
nav a {
nav div{
color: black;
border: solid 2px black;
width: 20px;
height: 20px;
}
O elemento-pai é nav, enquanto a filha é a tag a. Bem, no código css, ele vai estilizar a palavra alura com a cor que está em color. Observe, que a minha div que está dentro da tag nav não recebe a mesma cor que em: nav a, por que agora eu tenho outra estilização especificando o que irá acontecer com a div. Então, por mais que ambos sejam filhos da tag nav, cada filho pode ter seu próprio estilo.
Já nesse, tudo o que estiver dentro da ul ficará rosa.
ul {
}
E nesse aqui, os filhos li e a* que são filhos do elemento *ul, herdará (inherit é herança em inglês) a cor do elemento mais próximo, no caso, só a ag ul.
ul li a {
}
E sobre as cores, há várias formas de aplicar valor ao color: polavras-chaves de cores. Ex.:orange (cor laranja). Mas há uma limitação de palavras-chave que o CSS utiliza.
Existe a hexadecimal (rgb), que é a representação do vermelho (red - r), verde(green - g) e azul(blue - b). É formado por 6 ( que utilizam 0-9, A-F. Ex: #FF0253) caracteres: os dois primeiros representam o vermelho, os dois do meio o verde e os dois últimos, o azul. Com o hexadecimal você tem mais opções de cores do que as palavras-chave.
Nesse código pequeno, vimos que podemos aplicar valor a propriedade color através de palavras-chave, por valor hexadecimal e por herança.
Esses links podem ajudar mais: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/CSS/color_value
Espero ter te ajudado :}
Muito boa a explicação, entendi perfeitamente. Obrigado.