Olá, blz? Estou com uma dúvida muito elementar, espero não irritar ninguém. Bem, é a seguinte:
quero modificar minhas formas, mas quanto seleciono (V) e puxo a linha ocorre o deslocamento da forma.

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, blz? Estou com uma dúvida muito elementar, espero não irritar ninguém. Bem, é a seguinte:
quero modificar minhas formas, mas quanto seleciono (V) e puxo a linha ocorre o deslocamento da forma.

Não poder modificar a forma fez com que o shape builder tool não funcionasse.
Olá,
Tudo bem?
A ferramenta de Seleção (cujo atalho é a letra V) captura todo o objeto. Se a sua intenção é selecionar pontos-âncora específicos da forma, a ferramenta correta é a de Seleção Direta, que é a setinha branca (atalho tecla A).
Espero ter ajudado!
Abraços
Obrigada pelo retorno. Mesmo com a seleção (A) ele não cria o quadrado azul para expandir ou diminuir a imagem. Quando clico no objeto com (A) aparecem os pontos ancoras e só consigo deslocar o vetor de lugar ou clicar duas vezes para transformar o ponto ancora em curva. No primeiro exercício que fiz estava funcionando. Não sei se mexi sem querer na configuração que protegeu a imagem. Ainda não consegui resolver. Consegui fazer alguns exercícios e criar a primeira arte, mas sem essa funcionalidade ficou bem demorado trabalhar. Deixo aqui para um feedback. Obrigada.
Primeira arte depois do curso, para feedback. Obrigada!! [](
)