Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvidas na utilização da ferramenta Pathfinder

Boa tarde, gostaria de uma ajuda, na utilização da ferramenta "pathfinder" no illustrator.

Estou fazendo uns desenhos para aprender melhor a trabalhar com o illustrator, e estou com uma dificuldade para apagar algumas áreas do desenho. Aliás não tenho muita certeza de que a ferramente pathfinder é a mais aconselhável para fazer o que estou tentando.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=348506675518351&set=a.346306335738385.1073741830.100010770633568&type=3&theater

A imagem é essa e a dúvida é como eu elimino esse restante de traços que não compõem o desenho que é somente o que está dentro da circunferência, então esses traços que vazam para fora eu gostaria de apaga-los porém não sei bem como posso fazer isso sem prejudicar o restante que ficará dentro da circunferência.

Abraços!!

2 respostas
solução!

Olá Aron, tudo bom?

Você quer delimitar o desenho de fundo na área do círculo, correto?

Acredito que a solução possa ser a Máscara de Recorte. Para isso, agrupe todo o conteúdo que está atrás do círculo, então, selecione o grupo e o círculo à frente. Com os itens selecionados, vá em Objeto > Máscara de Recorte > Criar — você também pode clicar com o botão direito sobre a seleção e selecionar Criar máscara de recorte.

Após isso, o desenho será delimitado pelo o objeto da frente. O traçado que você atribuiu ao objeto deve sumir, então é só criar um novo círculo sobre o objeto "mascarado".

Depois comenta aqui se deu certo... :-)

Abraço,

Bruno

Opa Bruno Funcionou perfeitamente, e um modo de não perder o circulo é só fazer uma cópia do mesmo e quando o original for apagado, só mover a cópia para o lugar do mesmo.