Olá Rafael, tudo bem? Na verdade é na máquina de desenvolvimento ("host") tem o Python instalado, o Virtualbox instalado, tem o Vagrant e também tem o Ansible instalado, já na máquina controlada ("guest") é onde vamos instalar tudo o que precisamos somente utilizando as configurações daquele arquivo provisioning.yml
.
Quando o Vagrant (a ferramenta Vagrant que está instalada na sua máquina) cria a máquina virtual ele já criar um par de chaves, onde a chave pública ele já adiciona por padrão dentro do arquivo authorized_keys
na máquina virtual, e a chave primada que vai ser necessária para fazermos o acesso SSH nessa máquina virtual que é o "guest" ele coloca dentro daquele arquivo:
.vagrant/machines/wordpress/virtualbox/private_key
O comando Ansible não é SSH, ele apenas utiliza o SSH por baixo dos panos para poder realizar esse acesso a outra máquina pelo fato de que não tem como fazermos esse acesso a uma máquina recém criada sem ser por SSH.
O usuário vagrant é o usuário da máquina virtual ("guest"). Por padrão a grande maioria das distribuições Linux já vem com o OpenSSH e o Python instalado, por isso você não viu a instalação do SSH e também não viu a instalação do Python.