1
resposta

Dúvidas na aula Memória na prática

Quando o professor utiliza o primeiro programa para ler a lista grande aparece um erro no JS .O professor diz que o erro foi causado quando ultrapassou o limite de STRING e não por causa da memória RAM . Não entendi bem esse erro. Alguém poderia me explicar , nem que seja superficialmente ?

Outra dúvida é em relação ao que foi feito para contornar o problema. Pelo que eu entendi o problema foi causado porque o código meio que armazena toda lista em uma variável e lê linha por linha . Mas qual é a diferença do primeiro programa para o segundo ? O segundo não armazena a lista em uma variável?O que na prática tem de diferente? Eu sou iniciante em programação e não entendi bem o código . Não é nescessário explicar em detalhes , pois entendo que o código é um pouco avançado e o próprio professor disse para não se preocupar com isso.

1 resposta

Olá Vitor, tudo bem?

Peço minhas mais sinceras desculpas pela demora em responder.

Entendo suas dúvidas em relação ao programa apresentado na aula Memória na prática. Vou tentar explicar de forma simples e objetiva.

Quando o professor utiliza o primeiro programa para ler a lista grande, ocorre um erro no JS porque a quantidade de dados ultrapassa o limite de caracteres que uma string pode armazenar. Isso não significa que o erro foi causado pela memória RAM, mas sim pela limitação da string.

Para contornar esse problema, o segundo programa foi criado de forma a ler a lista linha por linha, sem armazenar tudo em uma única variável. Dessa forma, o programa consegue lidar com uma quantidade maior de dados sem ultrapassar o limite da string.

A diferença prática entre os dois programas é que o primeiro armazena toda a lista em uma variável e depois a lê linha por linha, enquanto o segundo lê a lista diretamente do arquivo, sem armazená-la em uma variável.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Qualquer outra dúvida, fique à vontade para perguntar.

Espero ter ajudado!

Um grande abraço e bons estudos!