1
resposta

duvidas gerais sobre APIs e Firebase

Boa tarde, pessoal!

Estou desenvolvendo meu primeiro projeto e ele é um pouco ambicioso — vai consumir várias APIs externas (como a da Riot Games, por exemplo).

Estou com algumas dúvidas sobre os limites de requisições, especialmente pensando em quando o app tiver vários usuários:
O limite de requisições geralmente é por chave de API, como isso funciona quando muitos usuários estão usando o app ao mesmo tempo? As requisições de todos contam juntas para o mesmo limite? Qual a forma correta de escalar o uso da API sem ultrapassar os limites? (usar cache, filas, delay entre chamadas, etc).
Estou tentando seguir boas práticas desde o começo pra evitar problemas no futuro, então qualquer dica ou explicação vai me ajudar bastante.

1 resposta

Olá, Eduardo, como vai?

De forma direta: se todos os usuários do seu aplicativo fazem chamadas por meio do seu backend utilizando a mesma chave, essas requisições são somadas e contam juntas para o mesmo limite. Ou seja, quanto mais usuários simultâneos, maior a chance de atingir esse limite rapidamente.

Talvez a melhor forma de lidar com isso é construir a aplicação de maneira consciente, priorizando otimizações conforme as funcionalidades vão sendo adicionadas. E essas técnicas que você mencionou, como cache de dados frequentes, controle da taxa de chamadas e até o uso de filas para organizar requisições ajudam bastante.

Outro ponto importante é evitar tentar desenvolver tudo ao mesmo tempo. Ir implementando aos poucos cada funcionalidade, testando e observando o impacto nas chamadas da API, ajuda a manter o controle e facilita ajustes futuros. Esse cuidado inicial traz uma base mais sólida e evita reescritas desnecessárias.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!